Ocitocina

publicidade

A ocitocina é um hormônio presente no corpo do homem e da mulher, popularmente conhecido como hormônio do amor. Ela pode ser encontrada em forma de medicamento, na forma líquida ou em spray, para ser utilizado segundo orientação médica, como é o caso do Syntocinon, por exemplo.

Rotineiramente, a ocitocina é utilizada para induzir o parto nas mulheres com mais de 41 semanas de gestação.

Função da ocitocina

A função da ocitocina é estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho, além disso, é o hormônio que faz com que o útero contraia no final da gravidez, para que o bebê nasça.

A ocitocina é chamada de hormônio do amor pois está intimamente ligada à sensação de prazer, bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal.

Ocitocina no homem

No homem, a ocitocina é capaz de deixá-los menos agressivos, mais amáveis, generosos e com comportamentos sociais mais adequados, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona.

Ocitocina no parto

A função da ocitocina no parto é promover as contrações uterinas, de forma ritmada, até que o bebê nasça. Quando a mulher entra em trabalho de parto naturalmente, a ocitocina produzida pelo próprio corpo encarrega-se deste trabalho.

Quando o trabalho de parto está muito demorado, ou não ocorre espontaneamente, e precisa ser induzido, os médicos podem injetar a ocitocina sintética na corrente sanguínea da mulher para acelerá-lo.

Ocitocina na amamentação

A ocitocina também têm um papel importante na amamentação. Quando a mulher dar de mamar ao bebê, a sucção estimula a liberação de mais ocitocina. Esta é naturalmente liberada e o leite flui com maior facilidade, havendo ainda um estreitamento da relação entre mãe e filho(a).

Contudo, o médico pode receitar o spray de ocitocina para ser utilizado de 2 a 5  minutos antes de cada mamada ou antes da retirada do leite com a bombinha, se a mulher tiver dificuldades em amamentar ou se for mãe adotiva.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 07/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.