O benefício medicinal do alho para o coração

PUBLICIDADE

O benefício medicinal do alho para o coração deve-se a presença de substâncias como a Alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e Ajoene que possui ação anti-coagulante.

O alho, chamado cientificamente Allium Sativum, pode ser utilizado como planta medicinal sendo eficaz na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, porque diminui a pressão arterial, o mau colesterol, promove uma leve dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue, e dificulta a coagulação sanguínea, sendo, portanto, eficaz na prevenção de trombos e eventos trombóticos.

Para aproveitar ao máximo as propriedades medicinais do alho, recomenda-se o seu consumo cru, pois estas propriedades perdem-se no processo de cozimento do alho. Pode-se tomar 1 cápsula de alho diariamente ou tomar 2 copos de água aromatizada de alho por dia para alcançar os mesmos benefícios.

Como utilizar o alho para proteger o coração

Para utilizar o alho para proteger o coração deve-se usar sempre o alho cru. Uma forma de usar o alho dessa forma é adicionar um pouquinho de alho em pó após o preparo de molhos e sopas, mas a água de alho também é indicada. Veja como preparar a água de alho:

Ingredientes

  • 1 dente de alho cru amassado
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Coloque o dente de alho de molho no copo com 100 ml de água durante 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome em jejum, na manhã seguinte.

Os benefícios do alho se estendem-se ainda ao sistema gastrointestinal reduzindo os processos de fermentação intestinal aliviando também o desconforto gástrico.

Veja outras formas de proteger o coração:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE