Mioma intramural

publicidade

O mioma intramural é um tumor benigno que se localiza na parede interna do útero, gera sintomas como dor abdominal, aumento do fluxo menstrual ou até mesmo uma hemorragia. Este é o tipo de mioma mais comum e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, embolização ou cirurgia.

Sintomas do mioma intramural

Geralmente, este tipo de mioma só apresenta sintomas quando aumenta de tamanho. Aumento do volume abdominal, sangramento e dor são os sintomas gerados pelo tumor.

Como tratar o mioma intramural

A terapia medicamentosa pode ser utilizada, mas de um modo geral, os miomas tendem a voltar a crescer ao deixar de tomar os medicamentos. Eles são irrigados por vasos sanguíneos e uma das formas terapêuticas mais eficazes é a retirada destes vasos, que consequentemente levam à morte do tumor.

Mioma intramural e infertilidade

Em relação a infertilidade, esta é uma situação controversa, alguns estudiosos acreditam que o mioma não interfere na capacidade da mulher em gerar filhos, outros defendem que dependendo da sua localização, as trompas de Falópio podem ser afetadas, o que dificulta o encontro do espermatozoide com o óvulo, mas este seria uma caso muito específico.

Referência Bibliográfica

 

SILVA ALB; SEIBERL SA; CAPP E; CORLETA HVE. Miomas e infertilidade: bases fisiopatológicas e implicações terapêuticas. Acesso em Nov. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 06/01/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.