Miomectomia

publicidade

A miomectomia é a cirurgia realizada para retirar o mioma (fibroma) do útero. Existem 3 formas diferentes de realizar a miomectomia:

  • Miomectomia Laparoscópica: são realizados pequenos furos na região abdominal, por onde passam uma microcâmera e os instrumentos necessários para a remoção do mioma. Este procedimento só é utilizado em caso de mioma que se localizam na parede externa do útero.
  • Miomectomia Abdominal: uma espécie de "cesárea", onde é necessário realizar um corte na região da pelve, que vai até ao útero, permitindo a retirada do mioma.
  • Miomectomia Histeroscópica: O médico introduz o histeroscópio pela vagina e retira o mioma, sem a necessidade de cortes. Somente recomendado no caso do mioma estar localizado dentro do útero com uma pequena parte para dentro da cavidade endometrial.

Em alguns casos a cirurgia para a retirada do mioma pode não ser eficaz e o tumor voltar a crescer após alguns meses.

Contudo, há estudos que comprovam que algumas mulheres, apesar de terem seu útero preservado, tem menores chances de engravidar após este tipo de tratamento. Isso seria devido a aderências cicatriciais que se formam após a cirurgia.

Durante a cirurgia de miomectomia  pode ocorrer hemorragia e ser necessária a retirada do útero.

Referência Bibliográfica

SILVA ALB; SEIBEL SA; CAPP E; CORLETA HVE. Miomas e infertilidade: bases fisiopatológicas e implicações terapêuticas. Acesso em Nov. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 10/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.