Manjericão

publicidade

O manjericão é uma planta medicinal, que pode ser utilizada na preparação de um ótimo remédio caseiro para afta, tosse e dor de garganta.

O manjericão também é conhecido popularmente como alfavaca, basilicão, anfádega e erva-real. Seu nome científico é Ocimum basilicum L.

Propriedades do manjericão

As suas principais substâncias químicas são os flavonoides, tânicos e óleos essenciais, e por isso ele é anti-séptico, calmante, expectorante, antiespasmódico, diurético e provoca espirros.

Para que serve o manjericão

Tosse, catarro, feridas, problemas de estômago, gases, afta, dor de garganta, rouquidão, amigdalite, aumentar a produção de leite materno, náusea, verruga, prisão de ventre, cólica, ansiedade, insônia, enxaqueca, picada de insetos.

Modo de uso do manjericão

As partes utilizadas são: folhas e caules, em forma de chá ou como tempero para saladas, carnes e massas.

  • Para o chá de manjericão: 10 folhas de manjericão e 1 xícara de água de água. Ferver por uns minutos, deixar amornar, coar e utilizar a seguir.

Efeitos colaterais do manjericão

Por ter ação calmante pode aumentar o risco de depressão.

Contraindicações do manjericão

Deve ser evitado o uso do óleo essencial de manjericão durante a gravidez.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 06/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.