Linhaça

publicidade

A linhaça, de nome científico Linum usitatissimum, faz parte do grupo das plantas medicinais pois suas semente são terapêuticas e podem ser utilizadas no combate de diversas doenças, sendo benéfica inclusive para a menopausa.

Ela também é conhecida como O Linho ou Linho-comum e pode alcançar 1 metro de altura com flores brancas ou azul clara que produzem frutos castanhos onde se encontram suas sementes.

Propriedades da Linhaça

O principal ingredientes ativo é a mucilagem em elevadas concentrações, ainda realçada pela presença de ácidos gordos. A linhaça tem um alto teor de fibras e é rica em ácido linoleico: ômega 3 e 6.

Para que serve a Linhaça

Prisão de ventre, gengivite, faringite, tosse, gastrite, eczema, rouquidão, psoríase, combater os sintomas do climatério e os efeitos da menopausa.

Modo de uso da Linhaça

Para fins medicinais recomenda-se o uso das sementes de linhaça.

  • Chá: Colorar 2 colheres de chá de sementes de linhaça trituradas em 250 ml de água fervente. Deixar amornar e tomar a seguir.
  • Sementes: Acrescentar as sementes de linhaça ao iogurte, sopa, leite, suco ou qualquer outro alimento pronto a ser consumido.
  • Cataplasma: Coloque de 3 a 6 colheres de linhaça num pano limpo e faça uma trouxinha. Depois regue com água quente e quando amornar aplique na região desejada. Pode ser utilizado para tratar eczemas.

Efeitos colaterais da Linhaça

Pode causar diarreia se for consumida de forma excessiva e pode causar prisão de ventre se for consumida sem água.

Contraindicações da Linhaça

Durante a crise de diverticulite, pois como se trata de uma fibra pode agravar a doença; deve ser evitada em grandes quantidades na gravidez pois pode alterar a carga hormonal.

Informação Nutricional da Linhaça

ComponentesQuantidade por 100 g de sementes de linhaça
Energia495 calorias
Proteínas14,1 g
Gorduras32,3 g
Carboidratos43,3 g
Fibras33,6 g
Cálcio211,5 mg
Magnésio346,9 mg
Fósforo615,2 mg
Potássio869,3 mg
Zinco 4,4 mg

Link útil

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 20/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.