Ginseng

publicidade

O ginseng é uma planta medicinal, também conhecida como ginseng-coreano ou ginseng-chinês, muito utilizada como tônico do corpo e da mente.

O seu nome cientifico é Panax ginseng C.A.Meyer e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados.

Para que serve o ginseng

O ginseng serve para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, astenias físicas e psíquica, bradicardia, impotência, problemas de fertilidade masculina, arteriosclerose e depressão.

Propriedades do ginseng

As propriedades do ginseng incluem sua ação estimulante, revitalizante, tônica, estimulante do apetite, febrífuga, reguladora da pressão sanguínea, redutora da taxa de colesterol, analgésica e afrodisíaca.

Modo de uso do Ginseng

A parte utilizadas do ginseng é a raíz.

  • Cozimento do ginseng: Colocar a água para ferver (100 mL de água) e, quando esta estiver a borbulhar, adicionar 2,5 g de ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Efeitos colaterais do Ginseng

Não estão descritos efeitos colaterais para o ginseng. No entanto, quando utilizado em altas doses (acima de 8g por dia) pode ocorrer nervosismo, hipertensão, erupções na pele, insônia e diarreia.

Contraindicações do Ginseng

O Gineng está contraindicado em paciente com pressão alta ou doenças aguda e em mulheres grávidas.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 12/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.