Frutose

publicidade

A frutose é o açúcar presente nas frutas e no mel, sendo por isso uma alternativa ao açúcar comum para adoçar os alimentos.

A frutose e glicose são açúcares que se encontram nos alimentos mas a frutose tem uma absorção mais lenta do que a glicose no organismo, fazendo com que o açúcar no sangue não suba tão rapidamente quando se come alimentos com frutose como quando se ingere alimentos com glicose.

A frutose é um açúcar e não deve ser usado por diabéticos para adoçar o chá ou café, por exemplo. A frutose na diabetes não está aconselhada como adoçante ou alternativa ao açúcar para adoçar.

A frutose apenas não pode ser consumida quando o indivíduo não tem as enzimas necessárias para digerir este açúcar que é o que acontece em quem tem frutosemia e que por isso não pode consumir alimentos com frutose e sacarose como fruta, ervilhas, beterraba e outros alimentos adoçados com estes açúcares como bolos e bolachas.

Frutose engorda

A frutose engorda porque é um açúcar que quando consumido em excesso pode alterar o metabolismo dos carboidratos aumentando a resistência à insulina e facilitando a acumulação de gordura.

A fruta tem frutose mas não deve ser excluída numa dieta para emagrecer porque a fruta também tem fibras que ajudam a diminuir o apetite assim como vitaminas e minerais importantes para o organismo, por isso se pode comer 4 a 5 peças de fruta por dia em uma dieta para emagrecer.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 07/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.