Fisioterapia na osteoporose

PUBLICIDADE

Na osteoporose, a fisioterapia é indicada para prevenir complicações, como deformidades e fraturas ósseas, e também fortalecer os músculos, ossos e articulações, para assim melhorar a qualidade de vida do paciente.

Ela ainda conta com os benefícios cardíacos e respiratórios, além de melhorar o equilíbrio do paciente, sendo importante para evitar quedas. As sessões de fisioterapia podem ser realizadas 2 a 4 vezes por semana, na clínica ou em domicilio, mas não exclui a necessidade de uma alimentação rica em cálcio e a toma dos medicamentos receitados pelo médico.

Veja como fazer uma alimentação adequada: Alimentos ricos em cálcio.

Exercícios de fisioterapia para osteoporose

Os objetivos dos exercícios fisioterapêuticos podem ser a prevenção de deformidades, como a posição corcunda, melhora do tônus muscular e manter a boa amplitude das articulações.

Os exercícios devem ser sempre individualizados e orientados por um fisioterapeuta, para adequá-los de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, mas podem ser:

1. Exercícios de alongamento para osteoporose

Estes são ótimos exemplos de exercícios para quem possui osteoporose na coluna:

Fisioterapia na osteoporose
Fisioterapia na osteoporose
Fisioterapia na osteoporose

Para realizar cada alongamento deve-se permanecer parado na mesma posição por pelo menos 1 minuto, repousando durante 10 segundos, entre um exercício e outro.

2. Fortalecimento muscular para osteoporose

Estes exercícios são bons exemplos de exercícios para quem osteoporose nas pernas:

Fisioterapia na osteoporose
Fisioterapia na osteoporose

Cada exercício deve ser realizado em 3 séries de 12 repetições.

Fisioterapia na osteoporose
Fisioterapia na osteoporose

Os exercícios da hidrocinesioterapia também são úteis para fortalecer os músculos e articulações do paciente com osteoporose. Eles são particularmente indicados para pacientes que sofrem com dores e têm dificuldade em relaxar e se movimentar fora da água. A água morna da piscina ajuda a relaxar os músculos, facilitando a contração muscular e a movimentação das articulações.

Outros exercícios para osteoporose

Outros exercícios como caminhadas, dança, hidroginástica, pilates ou ioga também são recomendados no tratamento da osteoporose porque ajudam a retardar a perda da massa óssea e melhorar o equilíbrio e a força.

No entanto, estes exercícios só devem ser realizados sob supervisão do fisioterapeuta.

Leia mais em: Melhores exercícios para osteoporose.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE