Fenobarbital (Gardenal)

PUBLICIDADE

Bula de Fenobarbital (Gardenal)

O Fenobarbital é um anticonvulsivante, hipnótico e sedativo, que pode ser conhecido comercialmente como Gardenal, utilizado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia.

O Gardenal é produzido pelos laboratórios Sanofi e pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos, para uso adulto, e gotas, para uso adulto e pediátrico.

Preço do Gardenal

O preço do Gardenal varia entre 4 a 8 reais.

Indicações do Gardenal

O Gardenal é indicado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia, assim como, para prevenir crises convulsivas de outras origens.

Modo de uso do Gardenal

​O modo de uso do Gardenal consiste:

  • Adultos: 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada, em comprimidos ou gotas;
  • Crianças: 3 a 4 mg/kg/dia em dose única ou fracionada, apenas em gotas.

A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste da dose devem ser feitas após 15 dias de tratamento. Além disso, a dose de Gardenal deve ser reduzida em idosos, alcoólatras e em pacientes com comprometimento da função renal e hepática.

Efeitos colaterais do Gardenal

Os efeitos colaterais do Gardenal incluem sonolência, dificuldade para falar ou em acordar, problemas de coordenação e equilíbrio, tonturas, dor de cabeça, lesões avermelhadas na pele, síndrome de Stevens-Johnson, hepatite, febre, dor nas articulações, distúrbios do humor, anemia megaloblástica, doenças ósseas, osteoporose, náuseas e vômitos.

Além disso, o tratamento prolongado com Fenobarbital pode causar dependência.

Contraindicações do Gardenal

O Gardenal está contraindicado durante a lactação, em pacientes com porfiria, insuficiência respiratória grave, insuficiência hepática ou renal grave, em pacientes que usam saquinavir e ifosfamida e em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade aos barbitúricos.

O Gardenal é contraindicado também com uso de álcool, estrógenos e progestogênio utilizados como contraceptivos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE