Fazer abdominal emagrece a barriga?

publicidade

Fazer o abdominal tradicional todos os dias não emagrece, não faz perder a barriga e ainda pode prejudicar a coluna. Confira o porquê e veja qual a forma correta de fazer abdominal, em casa ou na academia.

Riscos do abdominal tradicional

Segundo investigações científicas, o exercício abdominal tradicional não é a melhor opção para emagrecer, nem para deixar a barriga definida. Além disso, ele pode até causar sérios problemas de coluna, mesmo quando  é executado de forma correta.

O abdominal tradicional, além de só trabalhar o músculo reto abdominal, deixando os outros músculos abdominais inativos, aumenta o risco de lesão na coluna lombar e o risco de chances de hérnia de disco, pela pressão que ocorre no final da coluna e na zona do pescoço, e ainda potencializa a má postura, favorecendo a "corcunda".

De acordo com os pesquisadores, os melhores exercícios abdominais são aqueles que trabalham toda a parte da barriga, fortalecendo os músculos da parte da frente, dos lados e a parte de trás, pois desta forma há um equilíbrio entre as forças e, além de melhorar a aparência de toda a região abdominal, favorece a postura e não há risco de lesões na coluna.

Forma correta de fazer abdominal

Desta forma, a prancha frontal é uma das melhores formas de trabalhar os abdominais, pois trabalha toda a região abdominal, tanto anterior, como posterior e lateral, não prejudicando em nada a coluna, nem a postura.

Esse exercício consiste em permanecer na posição horizontal apoiando o peso do corpo nos antebraços e na ponta dos pés, mantendo o olhar fixo no chão. Deve-se permanecer nesta posição estática por, no mínimo, 15 segundos e repetir o mesmo exercício de 3 a 5 vezes, dia sim, dia não.

Quem não conseguir manter esta posição estática por 20 segundos, deve manter pelo maior tempo que conseguir e depois dividir este valor por 2, para realizar 3 séries. Por exemplo: se o máximo que o indivíduo conseguir for 10 segundos, ele deverá fazer 3 séries de 5 segundos, mantendo os músculos do abdômen sempre bem contraídos e as costas o mais reto possível.

Fazer abdominal todo dia faz mal?

Fazer este exercício abdominal (prancha frontal ou lateral) não prejudica a coluna e não faz mal. Contudo, não se deve realizar o mesmo exercício todos os dias, para que as fibras musculares descansem e, assim, alcancem o seu potencial máximo, fazendo uma espécie de cinta natural que não irá propriamente queimar a gordura acumulada nesta zona, mas poderá melhorar a sua aparência, deixando o abdômen mais definido e sem celulite.

Fazer abdominal com peso ou sentado

Não é aconselhado fazer abdominal com peso ou sentado, pelo potencial risco de lesões na coluna.

Contudo, o ideal é que o indivíduo converse com um educador físico que possa indicar o tipo de abdominal mais indicado para suas reais necessidades, antes de realizar qualquer exercício em casa ou na academia.

Referência Bibliográfica

CONTRERAS BMA; SCHOENFELD BMSc. To crunch or not to crunch: an evidence-based examination of spinal flexion exercises, their potential risks and the applicability to program desing. Acesso em Out. 2012.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 08/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.