Estrias

publicidade

O que são:

As estrias são cicatrizes na pele que ocorrem quando a pele estica-se muito e de forma rápida, como ocorre na gravidez ou quando o indivíduo engorda muito num curto espaço de tempo. As estrias podem ser vermelhas, roxas ou brancas, e o seu tratamento consiste em eliminar parte da pele "ferida" e melhorar a sua hidratação, de forma a prevenir a formação de novas estrias.

Como identificar as estrias

As estrias são pequenas "linhas" que aparecem na pele, inicialmente com a cor rosa, que torna-se avermelhada ou roxa, e depois torna-se branca. Quando as estrias se formam, provocam muita coceira. As áreas críticas onde normalmente as estrias aparecem são mamas, coxas, bumbum, culote, quadril, barriga e costas.

Causa das estrias

As causas das estrias podem ser:

  • crescimento e/ou aumento de peso excessivo e repentino,
  • musculação excessiva,
  • alterações hormonais, como ocorre na gravidez,
  • predisposição genética.

Fatores biológicos, como a qualidade e quantidade de fibras colágenas e elastina, ou fatores hormonais, também são determinantes para facilitar o aparecimento das estrias.

Estrias na gravidez

As estrias são comuns na gravidez, pois a pele estica-se muito e rapidamente, mas elas podem ser evitadas se a mulher tiver alguns cuidados, como:

  • Usar diariamente muito creme hidratante, especialmente na barriga, mamas e nas costas;
  • Beber bastante água e
  • Só engordar 1 kg por mês.

Tratamento para estrias

O tratamento para estrias inclui a esfoliação das estrias e a hidratação local. Para a esfoliação, pode-se recorrer a esfoliantes caseiros ou industrializados e depois deve-se hidratar muito bem a pele. Este tratamento é eficaz para tirar estrias vermelhas ou roxas, mas, para tirar estrias brancas, o melhor é recorrer a tratamentos dermatológicos como o peeling químico ou o laser, por exemplo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 02/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.