Enema Opaco

publicidade

Enema opaco é um tipo de exame de imagem que pode ser utilizado para diagnosticar uma série de doenças  nos intestinos como a diverticulite e até mesmo o câncer.

O exame consiste em colocar no interior do intestino uma quantidade de substância opaca, enchê-lo com um pouco de ar para que as bordas das paredes intestinais fiquem mais claras e fazer alguns raio-x em várias posições diferentes.

Para realizar o exame o indivíduo deve obrigatoriamente fazer um jejum de 10 horas seguidas e fazer uma lavagem intestinal, utilizando um clister, para que o intestino fique completamente limpo, sem fezes.

O exame mostra o contorno das paredes do intestino permitindo ao médico detectar doenças colorretais como pólipos, úlceras, fístulas e alterações inflamatórias no intestino.

A duração do exame geralmente não ultrapassa os 10 minutos e o resultado pode sair em até 20 minutos dependendo do laboratório.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 14/12/2010
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.