Eletromiografia: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em dezembro 2023

A eletromiografia é um exame rápido e simples que permite avaliar a função muscular e diagnosticar problemas nervosos ou musculares. Esse exame costuma ser indicado quando a pessoa apresenta formigamento, fraqueza ou dor muscular frequentes.

Na eletromiografia, são colocados eletrodos no grupo muscular que vai ser avaliado e é aplicada uma corrente elétrica para ser gerada uma resposta do músculo, a qual é captada pelo equipamento utilizado.

A eletromiografia é um método não invasivo, que pode ser feito em clínicas de saúde, por um profissional de saúde e que tem uma duração de cerca de 30 minutos.

Imagem ilustrativa número 1
 

Para que serve

A eletromiografia é um exame feito para avaliar os músculos, o nível de ativação muscular durante a execução do movimento, a intensidade e duração da solicitação muscular ou avaliar fadiga muscular.

Este exame geralmente é realizado quando a pessoa se queixa de sintomas, como formigueiro, fraqueza muscular, dores musculares, cãibras, movimentos involuntários, alteração na sensibilidade ou paralisia muscular, por exemplo, que podem ser causados por diferentes doenças nervosas.

Como se preparar para o exame

Antes de realizar o exame, a pessoa não deve aplicar produtos na pele, como cremes, loções ou pomadas, para que não haja interferências com o exame e para que os eletrodos adiram com facilidade à pele. Deve-se também retirar anéis, pulseiras, relógios e outros objetos metálicos.

Além disso, caso a pessoa tome medicamentos, deve informar o médico, pois pode ser necessário interromper temporariamente o tratamento cerca de 3 dias antes do exame, como nos casos em que a pessoa esteja a tomar anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários.

Como é feito o exame

A eletromiografia é um exame simples e rápido, que dura cerca de 30 minutos, é feito com a pessoa sentada ou deitada, e é utilizado um equipamento chamado eletromiógrafo, que está acoplado a um computador e eletrodos.

Os eletrodos são colocados o mais próximos possível do músculo que se pretende avaliar e, em seguida, são aplicadas pequenas correntes elétricas e é feita a captação a resposta dos músculos aos estímulos aplicados. Os elétrodos podem também ser em agulha, que são mais utilizados para avaliar a atividade muscular em repouso ou durante a contração muscular.

Depois de colocar os elétrodos, pode ser solicitado à pessoa que realize determinados movimentos, de forma a avaliar a resposta dos músculos quando os nervos são estimulados. Além disso, são podem ainda ser feitas algumas estimulações elétricas dos nervos.

Possíveis efeitos colaterais

A eletromiografia geralmente é uma técnica bem tolerada, no entanto, quando são utilizados elétrodos com agulha, isso pode gerar algum desconforto e os músculos podem ficar doloridos, podendo surgir pequenas manchas escuras na pele alguns dias depois do exame.

Além disso, embora seja muito raro, pode ocorrer hemorragia ou infecção na região onde são inseridos os elétrodos.