Conheça os tipos, efeitos e as consequências das drogas para a saúde

As drogas, como cocaína, crack e ecstasy, podem afetar o funcionamento do coração, fígado, pulmões e até mesmo o cérebro, sendo muito prejudicial à saúde. Além disso o consumo de uma dose excessiva pode levar à morte devido à overdose que pode causar parada cardíaca e respiratória.

Estas alterações podem acontecer ao consumir qualquer tipo de drogas, mas especialmente as drogas ilícitas que incluem as anfetaminas e a heroína, por exemplo.

Principais tipos de drogas

Os principais tipos de drogas são:

  • Drogas naturais: São produzidas através de plantas, como maconha que é feita da cannabis ou o ópio que tem origem nas flores da papoula;
  • Drogas sintéticas: São produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD;
  • Drogas semi-sintéticas: Como heroína ou cocaína, por exemplo.

As drogas são classificadas de acordo com seus efeitos no sistema nervoso principalmente ao nível do cérebro, como drogas depressoras, drogas estimulantes e drogas perturbadoras e todas elas podem levar à morte.

Heroína e cocaínaHeroína e cocaína
EcstasyEcstasy
MaconhaMaconha

1. Efeitos das drogas depressoras

As drogas depressoras, como heroína, causam efeitos no organismo como menor capacidade de raciocínio e de concentração, sensação exagerada de calma e tranquilidade, relaxamento exagerado, bem-estar, aumento da sonolência, reflexos mais lentos, diminuição da sensação de dor e dificuldade em fazer movimentos delicados.

Por isso, a capacidade para conduzir reduz, além de ocorrer a diminuição da capacidade de aprendizagem na escola e de rentabilidade no trabalho.

2. Efeitos das drogas estimulantes

As drogas estimulantes, como cocaína, provocam efeitos como sensação intensa de euforia e poder, estado de excitação, muita atividade e energia, diminuição do sono e do apetite, falar rápido e pressão e frequência cardíaca alta. Estas drogas levam a que o individuo fique descontrolado e perca a noção da realidade.

3. Efeitos das drogas perturbadoras

As drogas perturbadoras, também conhecidas por alucinógenas ou psicodislépticas, como maconha, LSD 25, e ecstasy provocam alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos, sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem Km, sensação de enorme prazer ou de medo intenso, facilidade em entrar em pânico e exaltação, noção exagerada de grandiosidade e delírios relacionados com roubos e perseguições.

Estes efeitos podem ser percebidos em poucos minutos, mas tendem a durar pouco tempo e, por isso, é comum o uso abusivo das drogas em quantidades cada vez maiores para prolongar o efeito.

Consequências do uso das drogas a longo prazo

O uso de todo o tipo de drogas, além de provocar efeitos imediatos também pode provocar alterações para o resto da vida, como:

Lesões provocadas pelo consumo de drogasLesões provocadas pelo consumo de drogas

  • Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar;
  • Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia;
  • Lesões no fígado, como câncer hepático;
  • Mau funcionamento dos rins e dos nervos;
  • Desenvolvimento de doenças contagiosas, como Aids ou Hepatite;
  • Problemas do coração, como infarto.

O consumo de drogas também pode levar à morte precoce e, por isso, é importante que cada dependente seja devidamente tratado nas clínicas de recuperação para drogados. Além disso, a família também é afetada, provocando desiquilíbrio devido aos comportamentos descontrolados e ao isolamento da família e da sociedade.

O que pode acontecer ao ingerir drogas

A ingestão de elevadas quantidades de droga, que é uma sustância tóxica, pode levar ao mau funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte por overdose.

Na maioria dos casos, após o consumo de droga, os primeiros sintomas de overdose incluem euforia, perda do controle, agressividade, náuseas e sangramento pelo nariz e, quando não há socorro médico pode ser fatal.

Os sintomas de overdose e o risco de morte também pode acontecer quando um indivíduo transporta drogas no estômago, ânus ou vagina porque basta uma pequena quantidade de substância entorpecente na corrente sanguínea para que possam ocorrer alterações como infarto, mau funcionamento do figado, esquizofrenia, ou até mesmo a morte.

Efeito das drogas na gravidez

Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê. Além dos efeitos citados, o consumo de drogas durante a gravidez pode levar a aborto ou ao parto pré-maturo, podendo provocar restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e mal formação congênita.

Depois do nascimento do bebê, ele poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado, sendo que o bebê poderá ter sintomas como chorar muito, ficar muito irritado e terá dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.

Além disso, existem drogas que são usadas para produzir efeitos benéficos no organismo para o tratamento de doenças, sendo considerados medicamentos, como morfina ou antidepressivos, por exemplo.

Mais sobre este assunto: