Açafrão

publicidade

O açafrão é uma planta medicinal, também conhecida como Açafrão-verdadeiro, Açaflor ou Açafreiro, muito utilizada para proteger tratar o ciclo menstrual desregulado e a prisão de ventre.

O seu nome científico é Crocus sativus e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e ferias livres, pelo preço médio de 25 reais por 5 gramas.

Para que serve o açafrão

O açafrão serve para ajudar no tratamento de problemas na tireoide, má digestão e outros problemas de estômago, prisão de ventre, hemorroidas, asma, bronquite, problemas urinários e ciclo menstrual desregulado.

Propriedades do açafrão

As propriedades do açafrão incluem sua ação digestiva, emenagoga, laxante, diurética e anti-espasmódica.

Modo de uso do açafrão

O açafrão pode ser usado na forma de pó ou flores secas para temperar comida ou fazer remédios. No entanto, ele deve ser evitado na preparação de remédios caseiros, devendo ser dada preferência para produtos produzidos em laboratórios e farmácias de manipulação.

  • Cataplasma para hemorroida: fazer uma infusão de 3 g de açafrão para 1 xícara de água fervente. Molhar um pano limpo nesta infusão e aplicar sobre a hemorroida externa.

Efeitos colaterais do açafrão

Os efeitos colaterais do açafrão incluem sonolência, delírios, aborto, hemorragias, vômito, diarreias e vertigens, quando ingerido em excesso.

Contraindicações do açafrão

O açafrão está contraindicado durante a gravidez e amamentação.

Saiba como utilizar o açafrão:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 13/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.