Dor nas Juntas

publicidade

A dor nas juntas é um sintoma comum, principalmente em indivíduos idosos, mas que também pode surgir frequentemente em jovens, devido a traumas esportivos ou gravidez, por exemplo.

Assim, para evitar a dor nas juntas está recomendada a prática regular de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação, assim como estar dentro do peso ideal, principalmente após os 50 anos.

Geralmente, a dor nas juntas não é grave e pode ser tratada em casa com a aplicação de compressas quentes no local afetado, porém, quando se mantém por mais de 1 mês é recomendado consultar um ortopedista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

O que pode ser dor nas juntas

As 3 principais causas de dor nas juntas são:

1. Dor nas juntas da mão

O que pode ser: é mais comum em idosos devido a problemas articulares como pode ser artrite ou gota, mas também pode surgir em desportistas devido a lesões na mão, como pancadas ao jogar futebol ou basquete.

Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por dia, e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Catafalm ou Traumeel, por exemplo.

2. Dor na junta do joelho

O que pode ser: é um sinal comum de torção ou tendinite, tanto em idosos como em jovens, podendo provocar outros sintomas como inchaço da articulação e sensação de joelho duro ao acordar. Saiba mais em: Tendinite do joelho.

Como aliviar: é recomendado consultar um ortopedista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, no entanto, pode-se aplicar gelo na região por 15 minutos, 3 vezes por dia, enquanto se espera pela consulta.

3. Dor na junta do cotovelo

O que pode ser: é muito frequente em casos de epicondilite devido ao uso repetitivo dos músculos do antebraço e do punho, comum entre jogadores de tênis e trabalhadores que fazem movimentos repetitivos. Leia sobra o tratamento em: Epicondilite lateral.

Como aliviar: é recomendado evitar atividades repetitivas com o braço e consultar um ortopedista para iniciar o tratamento com remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Aspirina.

Dor nas juntas na gravidez

A dor nas juntas na gravidez é um sintoma normal que acontece devido ao relaxamento articular provocado pelo hormônio relaxina, que se encontra aumentado durante a gestação. Assim, é frequente a mulher sentir dor nas articulações das pernas e do quadril, principalmente quando fica de pé durante muito tempo.

Para evitar a dor nas juntas na gravidez a gestante deve fazer intervalos de 2 em 2 horas para descansar ou utilizar uma cinta para pernas e quadril.

Tratamento para dor nas juntas

O tratamento para dor nas juntas depende da sua causa, mas normalmente o indivíduo pode aplicar uma bolsa fria sobre a articulação para aliviar os sintomas. Porém, para evitar a dor nas juntas a longo prazo é recomendado que o paciente faça uma alimentação rica em peixe e frutos do mar, uma vez que contêm substâncias que ajudam a regenerar as articulações e a diminuir a inflamação.

Para os casos mais graves de dor nas juntas pode ser necessário tomar suplementos alimentares ou medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, ou fazer cirurgia para substituir a articulação.

Para complementar o tratamento é importante fazer sessões de fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana ou exercício físico de baixo impacto, como Pilates ou hidroginástica.

Veja algumas formas naturais de aliviar a dor nas juntas em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade