Como tratar a pele oleosa

PUBLICIDADE

Para tratar a pele oleosa é importante cuidar da pele de forma correta, usando produtos próprios para pele oleosa, pois o uso de produtos inadequados pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele.

Desta forma, para cuidar da pele oleosa e controlar o excesso de oleosidade, é importante seguir estas recomendações:

1. Como limpar a pele oleosa

A limpeza da pele oleosa deve ser feita, no mínimo, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, usando produtos de limpeza próprios para pele oleosa. Estes produtos de, preferência, devem conter um ácido, tal como o peróxido de benzoílo ou o ácido salicílico, que ajudam a desobstruir os poros e a eliminar o excesso de oleosidade e impurezas da pele.

Primeiro, a pele deve ser lavada com água fria ou morna, nunca quente, e depois deve-se aplicar o gel ou sabonete de limpeza na pele.

2. Como tonificar a pele oleosa

Éimportante usar uma loção tônica própria para pele oleosa, com produtos adstringentes e sem álcool, para ajudar a fechar os poros, reduzir a inflamação e eliminar todos os vestígios de células mortas ou de maquiagem que podem levar à obstrução dos poros.

3. Como hidratar a pele oleosa

A pele oleosa não deve ser hidratada mais que uma vez ao dia e é muito importante usar produtos hidratantes que não contenham óleo na sua composição e que não causem a obstrução dos poros da pele. Veja um exemplo de um hidratante para fazer em casa: hidratante caseiro para pele oleosa.

Uma boa opção é usar cremes hidratantes para pele oleosa que já possuem filtros anti-UVA e UVB, pois estes além de hidratarem a pele, ajudam a protegê-la contra os raios solares e a retardar o envelhecimento.

4. Como esfoliar a pele oleosa

A pele oleosa deve ser esfoliada 1 vez por semana para remover as células mortas da pele e a oleosidade e desobstruir os poros, tornando a pele macia.

O melhor ingrediente esfoliante para a pele oleosa é o ácido salicílico, pois ele esfolia não só a superfície da pele, mas também o interior do revestimento dos poros, permitindo que a oleosidade da pele flua facilmente para a superfície e não fique acumulada, obstruindo os poros. Outro benefício do ácido salicílico é que tem propriedades anti-inflamatórias, por isso reduz a irritação, o que ajuda a acalmar a produção de oleosidade.

Veja um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa.

5. Como maquiar a pele oleosa

Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é importante que a pele esteja bem limpa e tonificada. Além disso, é fundamental usar uma base sem óleo e um pó facial para retirar o excesso de brilho.

Porém, não se deve usar muita maquiagem porque a pele pode ficar ainda mais oleosa. Confira 5 truques de maquiagem para pele oleosa.

Se mesmo ao seguir todas estas dicas notar que a pele continua muito oleosa, é recomendado consultar um dermatologista para indicar o tratamento mais adequado.

Produtos para pele oleosa

Investir em produtos de qualidade é também muito importante, pois estes são eficazes e não agridem a pele. Algumas marcas de confiança são O Boticário, Avon, Natura, Dove, La Roche Posay, Payot, Neutrogena, Avène e Noviderm. Saiba mais em: Melhores produtos para tratar a pele oleosa.

Leia também:

PUBLICIDADE