Como tirar o sono

publicidade

Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como, por exemplo:

  • Café forte
  • Guaraná em pó
  • Red bull
  • FAB
  • Açaí
  • Chocolate preto 
  • Chá de gengibre

Estes alimentos são ricos em cafeína, que é considerada energética, sendo capaz de aumentar a disposição, pois acelera os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea e, como consequência, tira o sono. Porém, seu uso deve ser reduzido ao mínimo, pois, além de favorecer as doenças cardíacas, eles comprometem a absorção do cálcio podendo prejudicar os ossos.

A forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite. O tempo de sono ideal varia de um indivíduo para o outro, mas há uma média de cerca de 7 a 8 horas por noite. Porém, isto vai depender da idade do indivíduo, pois crianças e bebês precisam de mais tempo para dormir, já os mais velhos, precisam de menos tempo. Se o indivíduo dormir durante 7 horas à noite e, ao acordar, sentir-se renovado e com disposição, é de 7 horas de bom sono que ele precisa, e, se são 9 horas de sono que o indivíduo precisa para acordar com esta disposição, então este tempo precisa ser respeitado.

Uma boa dica para quem não consegue dormir o suficiente durante a noite é aproveitar o tempo do almoço para um cochilo rápido e aproveitar as viagens de deslocação para o trabalho para dormir. Apesar de não ser um sono de boa qualidade, este também diminui o risco do indivíduo ficar com sono durante o dia.

Ficar sempre com sono durante o dia não é um bom sinal, pois significa que o corpo não descansou o suficiente à noite e isto pode causar pequenos acidentes de trabalho ou diminuir o seu rendimento. Os indivíduos mais  propensos a sofrer com o sono durante o dia são os que trabalham por turnos, como os profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e os seguranças. Para estes, aconselha-se que aproveitem para dormir ou descansar sempre que puderem.

Algumas doenças também podem fazer com que o indivíduo sinta sono durante o dia, alguns exemplos são a insônia, síndrome das pernas inquietas, obesidade, apneia do sono, narcolepsia e o sonambulismo. Neste último caso, o ideal é procurar ajuda médica, pois, ao eliminar estas causas, o sono volta a ser reparador e o sintoma de ter sono durante o dia deixa de ser frequente.

Para ter bons hábitos de sono, aconselha-se que o indivíduo vá dormir sempre na mesma hora e levante-se sempre na mesma hora respeitando os limites do próprio corpo, dormindo o necessário para sentir-se com disposição ao acordar. Algumas dicas úteis são:

  • Evitar ficar na frente do computador e da televisão 2 horas antes de dormir
  • Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido que se usa para natação e utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta
  • Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão
  • Evitar ficar pensando em muitas coisas quando deitar-se. Tenha pensamentos calmos e serenos e evite as preocupações
  • Alimente-se de forma saudável

Remédio natural para tirar o sono

Tomar um banho de água fria é um ótimo remédio natural para tirar o sono. Esfregar todo o corpo com uma bucha bem grossa torna este processo ainda mais eficaz.

Por vezes, uma parada de 15 minutos para dormir já é suficiente para restaurar as forças e o nível de alerta necessário para enfrentar o resto do dia ou da noite. Fazer regularmente algum tipo de atividade física melhora o humor e dá mais disposição, sendo este um bom método para afugentar o sono. Ficar muito parado, num ambiente muito calmo, só vai piorar a situação.

Remédio caseiro para tirar o sono

Um ótimo remédio caseiro para tirar o sono é o chá de gengibre.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de gengibre picado
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque a água numa panela e coloque o gengibre, deixando-o ferver por, aproximadamente, 10 minutos. Tape, deixe esfriar, coe e adoce a gosto. Beba logo a seguir.

Remédios para tirar o sono

Existem, ainda, remédios não sujeitos à receita médica, que podem ser comprados em farmácias ou drogarias e que ajudam a tirar o sono, como o Guaramil e as cápsulas de guaraná em pó. Todavia, se o indivíduo estiver sempre cansado e com sono, mesmo que durma 8 horas por noite, ele deve ir à uma consulta médica, para uma avaliação de sua saúde, pois pode sofrer de anemia ou de pressão baixa.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade