Como tirar a chupeta do bebê

PUBLICIDADE

Para tirar a chupeta do bebê é preciso que os pais adotem estratégias como explicar à criança que ela já é grande e não precisa mais da chupeta, incentivando a jogar fora no lixo ou dar para outra pessoa, além disso, sempre que a criança se lembrar da chupeta deve-se distrai-la com outra situação para que ela esqueça da chupeta.

Este processo de retirada da chupeta pode ser complicado e demorado, exigindo muita paciência dos pais, porque a criança pode ficar irritada e chorar pedindo pela chupeta. No entanto, é importante tirar o chupeta antes dos 3 anos porque a partir dessa fase ela se torna prejudicial para o desenvolvimento dos maxilares, dentinhos e fala da criança.

PUBLICIDADE

Como tirar a chupeta do bebê

O que fazer para a criança largar a chupeta

Para tirar a chupeta da criança, é necessário definir estratégias, como:

  1. Dizer à criança que as crianças mais velhas não usam chupeta;
  2. Quando sair de casa, explicar à criança que a chupeta fica em casa;
  3. Usar a chupeta apenas para dormir e tirar da boca da criança quando ela pegar no sono;
  4. Explicar à criança que ela já não precisa da chupeta e estimular para que ela jogue a chupeta no lixo;
  5. Pedir à criança que dê a chupeta ao primo, irmão mais novo, papai Noel ou outra figura qualquer que ela admire;
  6. Sempre que a criança pedir a chupeta, distrai-la falando de outra coisa ou oferecendo outro brinquedo;
  7. Elogiar o bebê quando conseguir ficar sem a chupeta durante algum tempo, criado uma tabela e oferecendo estrelinhas sempre que achar que a criança superou o desejo da chupeta;
  8. Aproveitar quando a chupeta está a ficar estragada para incentivar a criança a jogar fora;
  9. Levar a criança ao dentista para que ele explique de forma simples que a chupeta pode entortar os dentinhos.

Na maioria dos casos é necessário adotar todas estas estratégias em simultâneo para que a criança deixe a chupeta mais facilmente.

Como os pais podem ajudar?

Neste processo de largar a chupeta é fundamental que os pais não voltem atrás com a decisão. É normal o bebê chorar, fazer uma birra e ficar muito irritado, porém tem que ser paciente e compreender que esta etapa é necessária.

Por exemplo, se definiram que a chupeta é apenas para ser usada durante o sono e durante o dia não usa, não pode entregar à criança durante o dia por nenhum motivo, pois dessa forma, a criança vai entender que se fizer birras, ela consegue a chupeta outra vez.

Por que largar a chupeta?

O uso da chupeta após os 3 anos pode provocar alterações na boca, principalmente nos dentes como espaço entre os dentes, céu da boca muito alto e dentes para fora, deixando a criança dentuça. Além disso, pode levar a alterações no desenvolvimento do cabeça, como menor tamanho da mandíbula, que é o osso do maxilar, alterações na fala, respiração e produção excessiva de saliva.

Veja quando deve tirar a fralda ao bebê.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE