Crise de labirintite: sintomas, causas e o que fazer

Atualizado em abril 2023

A crise de labirintite acontece devido à inflamação de uma parte do ouvido, chamada de labirinto, provocando sintomas como vertigem, náusea, vômitos e dificuldade para manter o equilíbrio.

Essa inflamação, que é conhecida como labirintite, normalmente é causada por infecções virais como gripes e resfriados, mas também pode ser provocada por problemas mais graves como otite média aguda ou meningite, por exemplo. Entenda melhor o que é labirintite.

Em caso de crise de labirintite, especialmente quando os sintomas são muito intensos ou surjam outros como febre, visão dupla ou dificuldade de fala, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado, que pode pode envolver o uso de medicamentos como antieméticos e antibióticos.  

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da crise de labirintite são:

  • Vertigem, que é a sensação de que o ambiente em volta está girando;
  • Dificuldade para manter o equilíbrio;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Zumbido no ouvido;
  • Movimentos anormais com os olhos;
  • Perda da audição;
  • Dificuldade para permanecer de olhos abertos.

Estes sintomas tendem a surgir de forma repentina, ser intensos e piorar quando a pessoa movimenta a cabeça. Além disso, quando a crise de labirintite acontece, é comum a pessoa preferir ficar deitada, parada e com os olhos fechados. 

Geralmente, os sintomas prejudicam a pessoa na realização das suas tarefas diárias e tendem a melhorar em até 3 dias após o início.

Teste de sintomas

Para saber a chance de estar com crise de labirintite, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Dificuldade para manter o equilíbrio
  2. 2. Dificuldade para focar a visão
  3. 3. Sensação de que tudo em volta está se movendo ou rodando
  4. 4. Dificuldade para ouvir com clareza
  5. 5. Zumbido constante no ouvido
  6. 6. Dor de cabeça constante
  7. 7. Tonturas ou sensação de vertigem

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de labirintite ou confirmar a crise de labirintite é recomendado consultar um otorrinolaringologista ou neurologista.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico irá fazer uma avaliação dos sintomas e do histórico de saúde, e poderá realizar um exame do ouvido para descartar outras possíveis causas que possam causar sintomas semelhantes. Entenda melhor como é feito o diagnóstico da labirintite.

Possíveis causas

A crise de labirintite normalmente é causada por infecções virais como gripes e resfriados, que provocam a inflamação de uma parte do ouvido, conhecida como labirinto. No entanto, essa inflamação também pode ocorrer devido a outras doenças, como otite média aguda, meningite e HIV ou sífilis não tratados. Conheça outras possíveis causas de labirintite.

Além disso, a crise de labirintite é mais comum em caso de infecções respiratórias recentes e histórico de cirurgias no ouvido, colesteatoma ou fraturas no crânio, por exemplo. 

O que fazer na crise de labirintite

Em caso de crise de labirintite é recomendado:

1. Repouso

É importante repousar, evitando andar muito ou tarefas que exijam equilíbrio e coordenação, por exemplo, para que a pessoa não corra o risco de cair e se machucar devido à vertigem.

Além disso, também é recomendado evitar movimentos bruscos com a cabeça e levantar muito rápido.

2. Ingerir bastante líquidos

A ingestão de água em quantidade suficiente é recomendada em caso crise de labirintite para evitar que a pessoa desidrate devido a sintomas como enjoo e vômitos. Confira algumas dicas para evitar a desidratação.

3. Alimentar-se de forma saudável

Uma alimentação saudável, rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e fibras, como tangerina, mamão ou laranja, pode ajudar na recuperação da crise de labirintite. Confira como deve ser a dieta em caso de crise de labirintite.

4. Evitar bebidas alcoólicas ou estimulantes

Bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café, chá preto ou coca-cola, devem ser evitadas em caso de crise de labirintite, porque quando consumidas em excesso podem piorar sintomas como náusea, vômitos e tontura.

5. Não realizar tarefas perigosas

Em caso de crise de labirintite é importante evitar tarefas que possam colocar a vida da pessoa ou de outras em risco, como dirigir veículos ou operar máquinas pesadas, caso a pessoa trabalhe nesta função, devido ao risco de causar acidentes.

6. Evitar estresse ou ansiedade

É importante adotar medidas de relaxamento, como praticar meditação e controlar a respiração, já que ansiedade ou estresse podem piorar sintomas da crise de labirintite, como náusea, vômitos e vertigem. Veja mais dicas para controlar a ansiedade.

7. Medicamentos para a crise de labirintite

Quando sintomas como náusea, vômitos e vertigem são muito intensos, medicamentos como antieméticos e anti-histamínicos podem ser indicados no tratamento da crise de labirintite.

Além disso, dependendo da sua causa, outros medicamentos também podem ser indicados, como antibióticos e corticoides, por exemplo. Veja as principais opções de tratamento em caso de labirintite.

Quando ir ao hospital

Durante a crise de labirintite, caso os sintomas sejam muito intensos, piorem ou surjam outros, como febre, fraqueza, dormência em partes do corpo, sonolência, dificuldade de fala ou visão dupla, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados