4 passos para ensinar a criança a fazer xixi no banheiro

PUBLICIDADE

Para ensinar seu filho a fazer xixi no penico ou no vaso sanitário, e assim parar de usar fraldas, é aconselhado leva-la para fazer xixi nos seguintes momentos do dia, todos os dias:

  • Quando acorda de manhã;
  • Quando acorda do soninho da tarde;
  • Antes de se deitar para dormir.

A idade ideal para começar a deixar de usar fraldas é a partir dos 18 meses de vida, que é quando a criança tem mais facilidade em controlar os esfíncteres.

Passos para deixar a fralda

Os passos consistem em:

1. O primeiro passo para o desfralde é logo que a criança acordar coloca-la para fazer xixi no banheiro e a seguir vestir uma calcinha ou cueca para se acostumar com a sensação de não estar de fraldas.

2. Perguntar várias vezes se ela quer ir fazer xixi no banheiro. Geralmente as crianças fazem xixi até 2 horas depois de terem feito uma refeição ou ter ingerido líquidos. Por isso fique de olho no relógio e leve-o para o banheiro quando estiver na hora.

4 passos para ensinar a criança a fazer xixi no banheiro

3. Esteja atento a qualquer sinal de que o bebê quer fazer xixi. Alguns ficam paradinhos na mesma posição durante alguns segundos e se isto acontecer leve-o rapidamente para fazer xixi.

4. Se a hora dele fazer xixi estiver se aproximando, o que se pode fazer é colocar o bebê sentado no penico e colocar os seus pezinhos numa bacia com água. Geralmente as crianças fazem xixi quando estão com os pés molhados.

Sempre que o bebê fizer xixi no penico ou no vaso faça muitos elogios e seja muito carinhosa com ele. Se for preciso um reforço, compre adesivos com estrelinhas e outros desenhos e dê de presente cada vez que ele conseguir.

Até quando é normal usar fraldas

É normal as crianças usarem fraldas até 2 anos, mas algumas precisam de mais tempo. Também é normal que as meninas deixem as fraldas antes dos meninos que seja mais fácil deixar a fralda do dia, do que as fraldas da noite.

Saiba até quando é normal a criança fazer xixi na cama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE