Como descomprimir o Ouvido

publicidade

A compressão no ouvido surge geralmente devido a alterações de pressão, como quando se viaja de avião. Porém, pode também surgir quando o ouvido fica entupido com água ou cera.

Algumas dicas simples para descomprimir o ouvido podem ser:

  1. Bocejar algumas vezes.
  2. Mascar um chiclete antes e durante uma viagem de avião ou quando se sobe uma montanha, por exemplo.
  3. Inspirar profundamente, tapar o nariz com a mão e tentar soltar o ar pelo nariz, ao mesmo tempo em que segura o nariz.

Além disso, quando o ouvido está entupido com água é necessário primeiro secar com uma toalha a parte externa do ouvido e inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, abanando até a água sair. Saiba mais em: Como tirar água do ouvido.

Como descomprimir o ouvido com cera

Para descomprimir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, que podem empurrar a cera para dentro do ouvido, aumentando o risco de aparecem infecções.

Quando este procedimento é realizado 3 vezes e mesmo assim o ouvido continuar entupido deve consultar-se o médico otorrinolaringologista, pois pode ser necessário fazer uma limpeza profissional.

Saiba mais em: Como tirar cera do ouvido.

publicidade
publicidade