Cetoconazol

PUBLICIDADE

Bula de Cetoconazol

Cetoconazol é um medicamento antifúngico, conhecido comercialmente como Nizoral. Este medicamento é encontrado em forma de comprimidos, creme ou shampoo, sendo eficaz contra doenças de pele, como candidíase oral, vaginal, caspa e micoses na pele.

O remédio é produzido pelo laboratório Medley e só deve ser usado por indicação médica pelo tempo recomendado pelo médico, podendo ser comprado em farmácias.

PUBLICIDADE

Veja os cuidados que você deve ter ao comprar medicamentos pela internet aqui.

Cetoconazol

Preço

O preço do cetoconazol comprimidos varia entre 3 e 57 reais, dependendo da quantidade de comprimidos por caixa; o shampoo varia entre 14 e 28 reais, dependendo da região e o creme varia entre 15 e 58 reais.

Indicações

O uso de Cetoconazol está indicado para problemas como candidíase vaginal, candidíase oral, caspa ou micose da pele, especialmente cetoconazol em comprimidos.

Para a candidíase cutânea, tinea corporis, tinea cruris, pé de atleta e pano branco recomenda-se o cetoconazol em creme e no caso de oano branco, dermatite seborreica e caspa indica-se o Cetoconazol em shampoo.

Modo de uso

Comprimidos

O uso de comprimidos Cetoconazol para adultos deve ser tomado em conjunto com a refeição e varia com a causa, sendo que no caso de candidíase vaginal deve-se administrar de 200 a 400 mg de Cetoconazol, em dose única diária, durante 5 dias e no caso de pano branco administrar 200 mg de Cetoconazol, em dose única diária, por um período de 5 a 10 dias. Além disso, em alguns casos pode ser indicado 200 a 400 mg de Cetoconazol, em dose única diária.

No caso de crianças acima de 2 anos, também deve ser tomado com a refeição, sendo que varia com o peso:

  • Até 20 kg: Administrar 50 mg de Cetoconazol (1/4 do comprimido), em dose única.
  • De 21 a 40 kg: Administrar 100 mg de Cetoconazol (metade do comprimido), em dose única.
  • Acima de 40 kg: Administrar 200 mg de Cetoconazol (comprimido inteiro), em dose única.

Creme

O creme deve ser aplicado 1 vez ao dia, sendo que também devem ser praticadas medidas de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação e reinfecção. Desta forma para adultos recomenda-se aplicar o creme nas regiões afetadas 1 vez ao dia; por, aproximadamente, 2 a 4 semanas e nas crianças não se possui informação.

Shampoo

O uso de shampoo em adultos está recomendado e deve-se aplicar o shampoo, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar, sendo que no caso de dermatite seborreica e caspa é indicada 1 aplicação, 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam com a forma de uso, sendo que no caso oral pode provocar vômito, náusea, dor de barriga e diarreia. No caso de pomada pode provocar coceira, irritação local e sensação de picadas.

E em shampoo para uso capilar pode levar a queda de cabelo, irritação, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou oleosidade e feridas no couro cabeludo.

Contraindicações

O uso de Cetoconazol está contraindicado na gravidez com risco C, mulheres em fase de lactação, doença hepática aguda ou crônica ou alergia a qualquer componente da fórmula.

Conheça outras formas de combater a micose em:

PUBLICIDADE