Dor na mama pode ser sinal de câncer?

PUBLICIDADE

A dor na mama raramente é um sinal de câncer de mama, pois este tipo de doença não provoca dor durante o seu desenvolvimento, sendo que esse sintoma só é mais frequente nos casos muito avançados quando o tumor já está bastante desenvolvido.

Assim, na maioria dos casos, a dor na mama é provocada por situações menos graves como:

  • Alterações hormonais, especialmente nos dias que antecedem ou durante a menstruação;
  • Cistos benignos, caracterizados pela presença de pequenos nódulos no seio;
  • Excesso de leite, no caso de mulheres que estão amamentando;
  • Fatores hormonais, principalmente durante a adolescência e nos dias que antecedem ou durante a menstruação.
PUBLICIDADE

Além disso, a dor na mama também pode ser sinal de gravidez porque esse sintoma é muito comum no primeiro trimestre de gestação. Dessa forma, mulheres que estejam tentando engravidar ou que tenham um atraso na menstruação devem fazer um teste de gravidez para confirmar essa possibilidade.

Veja ainda outras causas comuns e o que fazer para aliviar a dor na mama.

Dor na mama pode ser sinal de câncer?

O que fazer quando se sente dor na mama

Quando se sente algum tipo de dor na mama pode-se fazer o auto exame da mama para procurar a existência de nódulos no seio e, caso se identifique algum caroço ou a dor se mantenha, deve-se ir a uma consulta com um mastologista, para que ele possa examinar a mama e, se for necessário, pedir uma mamografia.

Embora os casos de dor na mama provocados por câncer sejam raros, é sempre importante ir no médico, pois caso essa seja a causa da dor é importante identificar o câncer o quanto antes para facilitar o tratamento e melhorar as chances de cura.

Quando a dor na mama pode ser sinal de câncer

Embora na maior parte dos casos o câncer não provoque qualquer tipo de dor, existe um tipo raro conhecido como Câncer de mama inflamatório que pode provocar dor durante o desenvolvimento. No entanto, esse tipo de câncer também causa outros sintomas característicos como corrimento no mamilo, mamilo invertido, inchaço ou vermelhidão.

Veja quais podem ser os sinais de câncer na mama e como diagnosticar:

PUBLICIDADE