Angiotomografia

publicidade

Angiotomografia é um exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D, muito útil na doença coronariana e cerebral.

Para que serve a Angiotomografia

A angiotomografia serve para observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos, evidenciando com clareza a presença de placas de cálcio ou de placas de gordura nas coronárias, e também serve para visualizar com clareza o fluxo sanguíneo cerebral, ou em qualquer outra área do corpo, como pulmão ou rins, por exemplo.

Este exame consegue detectar até mesmo as menores calcificações coronarianas resultantes de acumulo de placas de gordura no interior das artérias, que não seriam identificadas num exame comum, como no eletrocardiograma de esforço, por exemplo.

Indicações da Angiotomografia

As indicações da angiotomografia são:

  • em caso de sintomas de doenças do coração;
  • indivíduos com doenças cardíaca instalada;
  • suspeita de calcificação coronariana;
  • verificar eficácia de Stent após cirurgia de ponte safena;
  • aneurisma cerebral;

Contraindicações da Angiotomografia

As contraindicações da angiotomografia são:

  • indivíduos alérgicos ao contraste;
  • durante a gravidez;
  • obesidade, por não permitir uma boa visualização do vaso sanguíneo;
  • artéria altamente calcificada;
  • indivíduos com ritmo cardíaco irregular, como na fibrilação atrial, extra-sístole ou com mais de 70 batimentos cardíacos por minuto, que não pode ser diminuído com medicamento.

Recomendações para antes do exame

A angiotomografia demora em média 10 minutos, e 4 horas antes de sua realização o indivíduo não deverá comer nem beber nada.

Os medicamentos de toma diária podem ser tomados à mesma hora, mas recomenda-se não tomar nada que contenha cafeína e nenhum medicamento contra a disfunção erétil 48 horas antes do exame.

Minutos antes da realização da angiotomografia o indivíduo deverá tomar um medicamento para diminuir a frequência cardíaca e outro para dilatar os vasos sanguíneos, com o intuito de melhorar a sua visualização das imagens cardíacas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 29/08/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.