Ácido Úrico

publicidade

O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo mas que quando encontra-se elevada pode se acumular em alguns tecidos gerando sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente nos dedos das mãos, joelhos, tornozelos, calcanhar e dedos dos pés.

O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e, em alguns casos, pode gerar ainda o cálculo renal. Para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, restringindo o consumo de alimentos ricos em purinas, como as carnes e além disso, o tratamento pode ser necessário tomar medicamentos.

O excesso de ácido úrico no organismo forma pequenos cristais de urato de sódio, como se fossem pequenas agulhas, que podem se depositar nas articulações, rins e na pele. A longo prazo o excesso de ácido úrico aumenta o risco de doenças cardiovasculares e pode causar insuficiência renal aguda ou crônica.

Sintomas de ácido úrico

Os sintomas de ácido úrico elevado no sangue podem ser:

  • Dor, Inchaço, Vermelhidão e Dificuldade de movimentar a articulação afetada;
  • Pedra nos rins, que causa intensa dor no fundo das costas e dificuldade para urinar.

O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue, que necessita de jejum de 8 horas, mas normalmente o médico também pede um exame de urina para avaliar o ácido úrico na urina e assim poder verificar o funcionamento dos rins.

  • Os valores de referência de ácido úrico no sangue são:

Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dL
Homens: 3,4 - 7,0 mg/dL

  • Os valores de referência de ácido úrico na urina são:

0,24 - 0,75 g/dia.

Ácido úrico alto pode indicar: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemia; doença infecciosa aguda; eclampsia grave; choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress; alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia ou psoríase. Já o ácido úrico baixo pode indicar: Doença de Wilson; câncer; ou o uso de remédios para gota,como o alopurinol ou a probenecida.

Fotos do ácido úrico

Causas do ácido úrico alto

As causas do ácido úrico alto podem ser:

  • Consumo exagerado de alimentos ricos em purina como carnes, marisco, peixe,miúdos e bebidas alcoólicas como a cerveja;
  • Dificuldade de eliminar o excesso de ácido úrico pela urina;
  • Psoríase;
  • Pressão alta.

Saber identificar o que está causando o aumento de ácido úrico no sangue é muito importante para que o tratamento possa ser eficaz.

Como tratar o ácido úrico alto

Para tratar o ácido úrico alto o médico poderá indicar a tomar de remédios como Alopurinol, Probenecida e Sulfinpirazona. Durante uma crise de dor devido o ácido úrico o médico pode recomendar o uso de anti-inflamatórios não hormonais, como Indometacina e Ibuprofeno.

No entanto a alimentação também é importante para o tratamento. A dieta para ácido úrico elevado consiste em evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes, frutos do mar e miúdos. Deve-se beber bastante água e preferir alimentos naturais ao invés dos industrializados além de evitar as bebidas alcoólicas. O consumo do leite e de seus derivados também deve ser aumentado porque facilitam a eliminação do ácido úrico em excesso. O paciente também não pode comer tomate.

Chás e até mesmo o remédio caseiro para ácido úrico podem ajudar no tratamento, mas não isentam a necessidade dos medicamentos prescritos pelo médico.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 06/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.