9 xaropes para tosse alérgica (e como tomar)

Atualizado em outubro 2023

Os xaropes para tosse alérgica, como a loratadina, a desloratadina ou a dexclorfeniramina, agem bloqueando a ação da histamina no corpo, que levar aos sintomas de alergia, sendo por isso indicados para aliviar a tosse irritativa e seca causada pela rinite alérgica.

Além disso, outros xaropes para tosse alérgica, como a dropropizina, o clobutinol ou a levodropropizina, agem inibindo o reflexo da tosse no cérebro, ajudando também a aliviar a tosse alérgica, causada por alergias das vias respiratórias superiores e dos brônquios. Confira as principais causas da tosse alérgica.

Os xaropes para tosse alérgica devem ser usados com orientação médica, e por isso, deve-se consultar um otorrinolaringologista que pode indicar o melhor xarope de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

Principais xaropes

Os principais xaropes para tosse alérgica são:

1. Loratadina

O xarope de loratadina é indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica, como tosse, nariz escorrendo ou entupido, espirros constantes ou coceira no nariz ou olhos.

Esse xarope para tosse alérgica pode ser encontrado em farmácias na sua forma genérica, como “loratadina” ou com os nomes comerciais Loratamed, Histadin ou Alergaliv, por exemplo.

Como tomar: as doses do xarope de loratadina 1 mg/mL para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope 1 vez por dia. Para crianças de 2 a 12 anos, as doses variam de acordo com o peso corporal. Saiba como tomar a loratadina.

2. Desloratadina

A desloratadina é outro xarope indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica, o que inclui a tosse alérgica, nariz escorrendo ou entupido, e coceira nasal.

Esse xarope pode ser encontrado com os nomes Esalerg, Desalex Aloff ou Leg, por exemplo, contendo 0,5 mg/mL de desloratadina.

Como tomar: As doses recomendadas para adultos é de 10 mL do xarope de desloratadina, 1 vez por dia, ou conforme indicado pelo médico.

3. Dropropizina

A dropropizina é um antitussígeno indicado para tosse alérgica, irritativa e seca, causada por alergias das vias respiratórias superiores e dos brônquios.

O xarope de dropropizina pode ser encontrado na sua forma genérica ou com os nomes comerciais Notuss, Vibral, Ecos ou Neotoss.

Como tomar: a dose do xarope de dropropizina 3 mg/mL para adultos é de 10 mL do xarope até 4 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças com mais de 2 anos, deve-se usar o xarope infantil de 1,5 mg/mL. Saiba como dar o xarope de dropropizina para crianças.

4. Levodropropizina

A levodropropizina é um antitussígeno que inibe o reflexo da tosse, relaxa a musculatura brônquica e melhora a ventilação pulmonar.

Esse xarope é indicado para tosse seca e irritativa devido a bronquite ou laringite, ajudando também a aliviar a tosse alérgica.

O xarope de levodropropizina pode ser encontrado com os nomes Antuss ou Percof, contendo 30 mg/5mL de levodropropizina. 

Como tomar: a dose para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Saiba como tomar a levodropropizina corretamente.

5. Dexclorfeniramina

A dexclorfeniramina é um xarope na forma de solução oral que ajuda a aliviar a tosse alérgica causada por rinite alérgica.

Esse xarope pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo encontrado na sua forma genérica ou com os nomes Polaramine, Celerg ou histamin, por exemplo.

Como tomar: as doses recomendadas para adultos são de 5 mL do xarope de dexclorfeniramina 0,4 mg/mL, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica. Para crianças de 2 a 12 anos, as doses devem ser orientadas pelo pediatra. Veja como tomar a dexclorfeniramina.

6. Cetirizina

A cetirizina é outro xarope para tosse alérgica causada por rinite alérgica, ajudando também a aliviar outros sintomas, como nariz escorrendo ou entupido, lacrimejamento ou coceira nasal.

Esse xarope pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, encontrado com o nome Zyrtec.

Como tomar: a dose do xarope de cetirizina 1 mg/mL para o tratamento inicial de adultos é de 5 mL ou 10 mL do xarope, 1 vez ao dia, conforme indicado pelo médico. Confira as doses da cetirizina para crianças.

7. Bilastina

A bilastina é indicada para aliviar os sintomas da rinoconjuntivite alérgica, como excesso de catarro nas vias respiratórias que podem escorrer pela garganta e causar tosse alérgica, seca e irritativa.

O xarope de bilastina 2,5mg/mL pode ser usado por crianças de 6 a 11 anos, que pesem no mínimo 20 Kg, sendo encontrado com o nome Alektos Ped.

Como tomar: as doses normalmente recomendadas desse xarope para crianças de 6 a 11 anos com pelo menos 20 Kg, são de 4 mL do xarope, 1 vez por dia, ou conforme orientação do pediatra.

8. Ebastina

A ebastina é outro remédio para tosse alérgica causada pela rinite alérgica, que devido às secreções nasais pode levar à tosse.

Esse xarope é encontrado com o nome Ebastel 1 mg/mL, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos.

Como tomar: para adultos ou crianças com mais de 12 anos, a dose do xarope de ebastina é de 10 mL, 1 vez por dia. Para crianças de 6 a 11 anos, a dose recomendada é de 5 mL do xarope, 1 vez ao dia. Já para crianças de 2 a 5 anos, é recomendado 2,5 mL do xarope, 1 vez por dia.

9. Clobutinol + doxilamina

O xarope de clobutinol + doxilamina é indicado para qualquer tipo de tosse alérgica sem catarro, causada por rinofaringite alérgica ou irritação das vias respiratórias devido à poluição ou hábito de fumar, por exemplo.

Esse xarope contém 4 mg/mL de clobutinol e 0,75 mg/mL de doxilamina, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, e encontrado com o nome Hytoss Plus.

Como tomar: a dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia. Para crianças de 3 a 12 anos, são recomendadas doses de 5 mL a 10 mL, até 3 vezes por dia.

Quando ir ao médico

É importante consultar o otorrinolaringologista ou alergologista nas seguintes situações:

  • Tosse intensa que pode provocar ânsia de vômito;
  • Tosse seca e persistente;
  • Irritação na garganta;
  • Espirros constantes;
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Dor nos seios nasais;
  • Falta de ar.

Desta forma, a causa da tosse alérgica deve ser avaliada pelo médico e indicado o melhor xarope ou outros remédios para aliviar os sintomas.

Vídeos relacionados