Tosse Alérgica

publicidade

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o indivíduo entra em contato com a substância alergênica, que pode ser poeira, pelo de gato, pelo de cachorro ou o pólen das flores e das árvores, por exemplo. Este tipo de tosse é mais comum na primavera e no outono, embora possa surgir também no inverno pois os ambientes tendem a estar mais fechados nesta época do ano, gerando acumulo de substâncias alergênicas no ar.

Sintomas da tosse alérgica

Os sintomas de uma tosse alérgica são:

  • Tosse seca, que nunca tem catarro ou qualquer outra secreção;
  • Tosse seca persistente, que ocorre várias vezes ao dia, mas especialmente à noite;
  • Tosse irritativa, que, quando começa, parece que não vai parar mais.

O indivíduo pode ter alergia respiratória e não saber. Para esclarecer essa dúvida, ele poderá realizar um teste de alergia, recomendado por um alergologista ou pneumologista. Filhos de pais alérgicos têm maiores chances de desenvolver uma alergia respiratória e, por isso, são mais propensos a sofrer com a tosse seca persistente.

Causas da tosse alérgica

Algumas possíveis causas da tosse alérgicas são:

  • Alergia a poeira;
  • Alergia ao pólen das flores.

Geralmente as causas da tosse alérgica estão relacionadas a uma alergia respiratória e por isso o paciente pode sofrer ainda com Rinite ou Sinusite.

Tratamento para tosse alérgica

O tratamento para tosse alérgica deve ser feito com base na sua causa e por isso é indicado que o indivíduo tome algum remédio anti-histamínico receitado pelo médico e evite o contato com a substância alergênica. O médico poderá indicar a toma de um xarope para tosse alérgica, que além de combater a alergia irá acalmar a garganta , diminuindo os sintomas da tosse.

O que se pode tomar para tosse alérgica é o chá de tanchagem ou o xarope de mel com orégano porque eles possuem propriedades antitússicas que ajudam a acalmar a tosse.

Xarope para tosse alérgica

Um bom exemplo de xarope para tosse alérgica é o Hixizine, mas este remédio só deve ser utilizado sob orientação médica. Sua ação é ligar-se aos receptores de histamina e amenizar os sintomas e desconfortos consequentes da alergia.

Tratamento caseiro para tosse alérgica

Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar muito bem os ingredientes e tomar a seguir. É recomendado tomar 2 a 3 colheres deste remédio caseiro para tosse por dia.

Apesar deste remédio caseiro ajudar a acalmar a tosse, o tratamento para tosse alérgica deve ser sempre feito com a toma de remédios para alergia, sob recomendação médica.

Links úteis

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 25/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.