Dor nas costas

publicidade

A dor nas costas é um sintoma muito frequente que pode surgir em qualquer idade e em todas as condições físicas. Pode surgir dor nas costas do lado direito ou dor nas costa do lado esquerdo, sem causa específica, mas quando o indivíduo sente dor nas costas ao respirar, normalmente, é sintoma de cansaço muscular, má postura ou lesão nas costelas. Porém, dor nas costas e falta de ar indica problemas no pulmão, que podem ir desde asma até pneumonia.

Já a dor nas costas e na barriga pode ser sinal de problemas de estômago ou pancreatite, por exemplo. E a dor nas costas e nas pernas geralmente é problemas da coluna, como hérnia de disco ou compressão dos nervos.

O indivíduo com dor lombar deve estar atento a outros sintomas e consultar um clínico geral para que ele peça exames e indique a causa, assim como o melhor profissional para fazer o tratamento.

Dor nas costas na gravidez

A dor nas costas na gravidez é muito comum, sendo peso gerado pelo peso da barriga e má postura da grávida no dia a dia.

Para aliviar a dor nas costas na gravidez, a gestante pode deitar-se de barriga para cima, com os joelhos dobrados, por alguns minutos, especialmente quando a dor for intensa.

Quando a dor nas costas é muito forte, ou quando existem outros sintomas, o obstetra deverá ser consultado.

O que fazer na dor nas costas

O que se pode fazer na dor nas costas é observar se há também outros sintomas envolvidos e tomar um analgésico, como Paracetamol, para aliviar a dor.

No entanto, algumas dicas para aliviar a dor nas costas incluem:

  • Repousar de barriga para cima em uma superfície plana;
  • Colocar uma bolsa de água morna sobre as costas durante 15 minutos;
  • Fazer uma massagem nas costas com óleo aquecido;
  • Evitar utilizar almofadas enquanto está deitado;
  • Evitar fazer esforços físicos, como pegar em pesos ou fazer esportes.

Se estas dicas não apresentarem resultados e a dor nas costas persistir, é aconselhado que o indivíduo consulte o clínico geral.

O que pode ser dor nas costas

A dor nas costas pode ser causada por:

  • Alterações musculares; Má postura;
  • Lesão nas costelas; Hérnia de disco;
  • Problemas de estômago; Pancreatite;
  • Asma; Pneumonia; Pleurisia

​​Uma das causas mais comuns da dor nas costas é a pedra nos rins, porém ela, normalmente, é muito forte e apresenta outros sintomas como febre, dor ao urinar ou postura curvada.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.