Dor nas costas

publicidade

​A dor nas costas, ou dor lombar, pode ser causada por situações do dia a dia, como ficar torto no sofá ou com má postura em frente do computador, criando tensão nos músculos das costas e podendo provocar dor desde o pescoço até o quadril.

Na maioria das vezes, a dor lombar não é grave e pode ser tratada em casa com a aplicação de compressas quentes e repouso na cama por cerca de 2 dias, enquanto se espera pela consulta no ortopedista. Veja formas fáceis de aliviar a dor em: Dor nas costas, o que fazer?

Porém, quando a dor nas costas dura mais de 3 meses, piora ao longo do tempo ou impede alguns movimentos, pode ser sinal de problemas graves, como hérnia de disco ou osteoartrite, por exemplo, que podem ser diagnosticados com tomografia computadorizada ou raio X.

O que pode ser dor nas costas

As 5 principais causas de dor nas costas incluem:

Dor nas costas no lado direito ou esquerdo

  • O que pode ser: normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo.
  • O que fazer: colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por, pelo menos, 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Catafalm ou Traumeel, por exemplo.

Dor nas costas ao respirar

  • O que pode ser: pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado.
  • O que fazer: pode ser aliviada com uma compressa morna na região, mas o mais indicado é procurar um pneumologista caso existam outros sintomas de doença respiratória, como tosse, catarro ou febre.

Dor nas costas e rins

  • O que pode ser: geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que impede o paciente de caminhar ou se mexer, por exemplo.
  • O que fazer: a dor deve ser tratada o mais rápido possível no pronto-socorro.

Dor nas costas que irradia para as pernas

  • O que pode ser: pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas, quando provoca dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar.
  • O que fazer: o que se recomenda fazer nesses casos é procurar um ortopedista para que ele possa solicitar exames, como ressonância, e indicar o melhor tratamento.

Dor nas costas com aperto no peito

  • O que pode ser: quando a dor piora com esforços e há sensação mal-estar ou enjoo pode ser sinal de infarto, principalmente se o indivíduo está acima do peso, tem pressão alta ou colesterol alto.
  • O que fazer: deve-se chamar ajuda médica, ligando 192, o mais rápido possível. Veja que mais fazer em: Primeiros socorros no infarto agudo do miocárdio.

Quando a dor nas costas piora, é incapacitante ou demora mais de 3 meses para passar, é aconselhado ir ao pronto socorro para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir ingestão de analgésicos, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Tratamento alternativo para dor nas costas

O que se pode fazer para aliviar a dor nas costas em casa, antes da consulta com o médico, inclui:

  1. Repousar as costas: deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias;
  2. Compressas mornas: colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim exatamente sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;
  3. Receber uma massagem: com óleo de amêndoas morno, mas sem forçar muito;
  4. Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, como Homeoflan ou Arnica Prépós, da Almeida Prado, receitados pelo médico para tratar inflamações nas costas.

Além disso, é importante seguir alguns conselhos, como adotar a boa postura no dia a dia para proteger a coluna e praticar exercício físico regularmente. A musculação é um bom exercício para melhorar a postura, diminuindo a dor.

Quando procurar um médico

É aconselhado procurar um clínico geral quando a dor nas costas é muito forte, surge de forma repentina ou é acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar.

Nestes casos é recomendado consultar um clínico geral para que ele peça exames e indique a causa, assim como o melhor profissional para fazer o tratamento.

Se gostou deste conteúdo, veja ainda:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade