Sintomas de abstinência podem surgir 12 horas após parar de fumar

PUBLICIDADE

Os primeiros sintomas de abstinência ao cigarro costumam surgir poucas horas após parar de fumar, e normalmente aparecem aliterações de humor, raiva, ansiedade e apatia.

Além disso, também podem surgir dor de cabeça, cansaço, sentimento de tristeza, dificuldade de concentração e aumento do apetite.

No entanto, o tempo que esses sintomas demoram a surgir variam de acordo com cada pessoa, podendo demorar até 48 horas depois de fumar o último cigarro.

PUBLICIDADE

Sintomas de abstinência podem surgir 12 horas após parar de fumar

Sintomas de abstinência

Os sintomas de abstinência surgem surgem cerca de 12 horas após o abandono do cigarro devido à falta de nicotina no organismo, e são caracterizados por um aumento dos primeiros sintomas e:

  • Irritabilidade;
  • Tremor e aumento do suor;
  • Aumento do apetite;
  • Aperto no peito e tosse;
  • Secreção nasal;
  • Insônia;
  • Prisão de ventre;
  • Feridas na boca.

Os sinais de secreção, tosse e pigarro são comuns porque representam o corpo eliminando as toxinas dos pulmões.

A crise de abstinência dura em média 1 mês, variando de acordo com cada pessoa e com a quantidade de cigarros que fumava, e é a pior fase do processo de parar de fumar. No entanto, após 2 ou 3 meses já é possível conviver melhor sem o cigarro e sem as crises de abstinência.

Além disso, esses sintomas também podem ser sentidos por fumantes de Narguilé, uma vez que este cachimbo de água consegue ser tão ou mais viciante que o próprio cigarro. Veja quais os riscos de fumar narguilé para a saúde.

Benefícios para a saúde

Apesar de ser difícil superar as crises de abstinência ao cigarro, deve-se sempre lembrar os benefícios que parar de fumar trazem para a saúde, como diminuir o risco de AVC, infarto, câncer de pulmão ou outros tipos de câncer, pressão alta, catarata e doenças respiratórias.

Outro benefício trazido pelo abandono do cigarro é o aumento da fertilidade tanto em homens quanto em mulheres, além da regulação do ciclo menstrual, que pode ser afetado pelas substâncias tóxicas do fumo.

Alguns desse benefícios podem ser sentidos após poucos dias sem fumar, mas apenas após cerca de 5 anos é que o organismo volta a ser saudável e a estar livre das toxinas e malefícios do cigarro.

Dicas e remédios

Algumas dicas que ajudam bastante a parar de fumar são fazer atividade física regularmente, pois ela libera hormônios que dão a a sensação de prazer e bem estar ao corpo, mascar chiclete ou chupar uma bala sempre que desejar fumar e comer mais frutas e vegetais para melhorar o funcionamento do intestino.

Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para auxiliar no processo, como o Champix e o Zyban, pois ajudam a controlar os sintomas de abstinência e a diminuir a vontade de fumar. Veja todos os medicamentos aqui.

Veja como a alimentação auxilia no processo de abandono do cigarro no vídeo a seguir:

Veja mais dicas para abandonar o cigarro em:

PUBLICIDADE