Rinite alérgica

publicidade

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz que é causada por uma reação alérgica, provocando o surgimento de sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz.

Geralmente, a rinite alérgica surge após estar em contato com substâncias alérgicas como poeira, pêlo de cão, pólen ou algumas plantas, por exemplo, e por isso pode ser mais frequente durante a primavera ou no outono.

A rinite alérgica não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de remédios anti-histamínicos e evitando-se o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas.

Veja alguns remédios para aliviar os sintomas: Remédios para rinite alérgica.

Sintomas da rinite alérgica

Os principais sintomas da rinite alérgica incluem:

  • Coriza;
  • Espirros;
  • Coceira no nariz, olhos e boca;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse seca;
  • Olhos e nariz avermelhados;
  • Cansaço excessivo.

Quando estes sintomas surgem é importante consultar o alergologista para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações como otite, problemas de sono ou desenvolvimento de sinusite crônica.

Como tratar a rinite alérgica

O tratamento da rinite alérgica deve ser orientado por um alergologista e, normalmente, é feito com o uso de remédios anti-histamínicos, como Desloratadina ou Cetirizina, para diminuir a alergia e diminuir os sintomas da rinite.

Além disso, é importante evitar o contato com as substâncias alérgicas e, por isso, pode ser necessário fazer um teste de alergia para identificar a substância que está causando a rinite.

Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento para rinite alérgica.

Remédio natural para rinite alérgica

Um bom tratamento natural para rinite alérgica é fazer lavagens nasais com soro fisiológico ou com 300 ml de água mineral e 1 colher (café) de sal. Para isso, basta inspirar um pouco desta mistura, fazer uma pequena massagem no nariz e depois cuspir tudo.

Veja outras formas naturais de aliviar a rinite em: Remédio caseiro para rinite alérgica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade