Rinite alérgica

publicidade

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste internamente o nariz causada por uma alergia. Ela tem como principal sintoma o nariz escorrendo de forma frequente e pode haver congestão nasal, espirros e tosse.

Sintomas da rinite alérgica

Os sintomas da rinite alérgica são:

  • nariz escorrendo;
  • dor de cabeça;
  • dor na face;
  • obstrução nasal;
  • catarro escorrendo atras da garganta;
  • tosse;
  • olhos e nariz avermelhados;
  • pode haver dor de cabeça e falta de ar.

Estes sintomas podem ocorrer com maior frequência na primavera e o outono pois são as estações onde há mais pólen das árvores no ar.

Causas da rinite alérgica

As causas da rinite alérgica podem ser:

  • alergia à poeira, pólen das árvores e das plantas, pêlo de animais, poeira doméstica, fumaça, cigarro, poluição, perfumes, produtos de limpeza doméstica.

Tratamento para rinite alérgica

Para o tratamento da rinite alérgica recomenda-se a toma de anti-histamínicos que combatem a alergia e soluções de limpeza nasal, vendidas livremente nas farmácias. As vacinas para as alergias também podem ser úteis para deixar o indivíduo imune às substâncias causadoras da rinite.

Indivíduos que sofrem de rinite e que possuem alguma outra alergia, como a asma ou a alimentos, devem realizar um teste de intolerância alimentar porque certos alimentos podem ser mal tolerados pelo organismo e causar uma reação alérgica que se manifesta através de sintomas como a rinite. Se através do resultado do exame o indivíduo descobrir que tem alergia ou intolerância a alguma alimento, basta retirá-lo da alimentação que a rinite desaparece.

Tratamento caseiro para rinite alérgica

O melhor tratamento caseiro para rinite alérgica é ter a casa sempre muito bem limpos e livres da poeira. Por isso recomenda-se não ter cortinas nem tapetes dentro de casa, evitar bibelôs e móveis desnecessários, dar preferência aos tecidos de algodão, trocar toda roupa de cama semanalmente e usar produtos hipoalergênicos.

Remédio caseiro para rinite alérgica

Um ótimo remédio caseiro para rinite alérgica é fazer lavagens nasais com soro fisiológico ou com 300 ml de água mineral e 1 colher (café) de sal. Basta inspirar um pouquinho desta mistura, fazer uma pequena massagem no nariz e depois cuspir tudo.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 12/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.