Remédio caseiro para diarreia

publicidade

Tomar um remédio caseiro contra diarreia ajuda a prender o intestino, aliviando este incômodo. No entanto a diarreia é uma forma de defesa do corpo, sendo uma tentativa de eliminar algum micro-organismo do sistema digestivo e por isso combater a diarreia pode fazer com que o agente nocivo permaneça no corpo por mais tempo, piorando a infecção.

Por isso o uso de remédios contra diarreia só deve ser feito após o segundo dia de fezes líquidas. Durante o tratamento contra diarreia é aconselhado comer alimentos de fácil digestão e ricos em água, além de beber bastante água, suco ou chá, por exemplo. Veja também:​ O que comer na diarreia.

Chá de camomila para diarreia

Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila com folhas de goiabeira várias vezes ao dia. Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo.

Ingredientes

  • 1 punhado de flor de camomila
  • 10 folhas de goiabeira
  • 250 ml de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo. Apague o fogo, tape a panela e deixe amornar, depois coe e beba em pequenos goles várias vezes durante o dia.

Xarope de maçã para diarreia

Um bom remédio caseiro para parar a diarreia pode ser feito em casa utilizando maçã e cenoura ralada.

Ingredientes

  • 1/2 cenoura ralada
  • 1/2 maçã raspada
  • 1/4 xícara de mel

Modo de preparo

Numa panela leve para ferver em banho-maria todos os ingredientes por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. A seguir, deixe esfriar e coloque num frasco de vidro limpo com tampa. Tome 2 colheres deste xarope por dia enquanto durar a diarreia.

Este xarope pode ser conservado na geladeira por 1 mês.

Folha de goiabeira para diarreia

Um outro ótimo remédio caseiro para a diarreia é o chá de folhas de goiabeira porque ajuda a segurar o intestino.

Ingredientes

  • 40g de folhas de goiabeira
  • 1 litro de água
  • 1 colher da farinha de caroço de abacate torrado

Modo de preparo

Coloque a água e as folhas de goiabeira numa panela e deixe ferver. Apague o fogo, deixe esfriar, coe e depois acrescente o pó do caroço do abacate torrado. Beba a seguir.

Para a farinha do caroço de abacate: coloque o caroço do abacate num tabuleiro e leve para assar, até que fique completamente seco. A seguir, bata-o no liquidificador até virar pó e depois guarde num recipiente de vidro bem fechado, como um vidro antigo de maionese, por exemplo.

A diarreia é caracterizada por mais de três evacuações por dia com consistência líquida. Quando se detecta a diarreia, é importante procurar ajuda médica, especialmente na presença de sangue e muco, principalmente quando se trata de crianças, idosos ou enfermos.

Veja outros tratamentos caseiros contra diarreia:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade