Água de arroz: 10 principais benefícios (e como fazer)

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

A água de arroz é um excelente remédio caseiro para tratar a diarreia em todas as idades, inclusive nos bebês, já que é capaz de promover a regulação do intestino e evitar a desidratação, favorecendo uma rápida recuperação.

Além disso, também garante outros benefícios para a saúde, já que a água de arroz possui antioxidantes, que são compostos que ajudam a cuidar da pele e do cabelo, além de prevenir o envelhecimento precoce.

A água de arroz é muito fácil de preparar e utilizar em casa, pois é possível aproveitar diretamente a água da panela em que o arroz foi preparado para a refeição do dia a dia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios de consumir a água de arroz são:

1. Combater a diarreia

A água de arroz ajuda a combater a diarreia, já que exerce um "efeito agregador" no sistema digestivo, reduzindo a evacuação e formando fezes mais firmes e volumosas.

No entanto, a água de arroz não deve ser ingerida sozinha, é importante que o seu consumo seja acompanhado pela ingestão de sais de reidratação oral e uma alimentação de fácil digestão para ajudar a combater a diarreia, assim como o uso de medicamentos que possam ter sido indicados pelo médico.

2. Prevenir a desidratação

A água de arroz também ajuda a prevenir a desidratação nos casos de diarreia, pois fornece líquidos para o organismo.

Além disso, quando preparada com sal, a água de arroz pode ser usada como alternativa ao soro caseiro ou sais de reidratação oral, uma vez que ajuda a repor eletrólitos e água que são perdidos durante os episódios de diarreia.

3. Proteger a pele

A água de arroz é capaz de proteger a pele contra os raios solares, já que possui um antioxidante chamado ácido aminobenzoico e que, de acordo com alguns estudos científicos, também poderia ajudar na prevenção do melanoma, que é um tipo de câncer de pele.

4. Cuidar da saúde do cabelo

Um dos componentes da água de arroz é o inositol, que é um composto que ajuda a manter a saúde das células de uma forma geral, não só porque forma parte das suas membranas, mas também porque possui propriedade antioxidante.

Dessa forma, a água de arroz poderia ajudar a reparar o dano das fibras capilares, protegendo de substâncias agressoras, como os raios UV ou a contaminação, favorecendo o seu crescimento de forma saudável.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

A água de arroz possui diversos compostos com propriedades antioxidantes, como o inositol, o ácido ferúlico e o gamma-oryzanol, que previnem o dano causado pelos radicais livres nas células.

Alguns estudos científicos sugerem que a água de arroz poderia melhorar a hidratação da pele, sua elasticidade e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, há também evidências de que a água de arroz é capaz de inibir a ação da elastase e tirosinase, que são enzimas envolvidas com o envelhecimento precoce.

6. Combater acne e espinhas

A água de arroz também pode ajudar a combater a acne e as espinhas, pois é rica em amido com ação adstringente, que ajuda a limpar a pele, por fechar os poros, reduzindo a oleosidade da pele.

Leia também: Dieta para eliminar espinhas: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-diminuir-as-espinhas

7. Melhorar a saúde intestinal

A água de arroz, por ser fermentada, tem ação probiótica, ajudando a melhorar a saúde intestinal protegendo contra a prisão de ventre ou auxiliando no combate à diarreia.

8. Fortalecer o sistema imune

A água de arroz, quando consumida regularmente pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, pois é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio e zinco, melhorando a resposta do corpo às infecções.

9. Aumentar a energia

A água de arroz é rica em carboidratos e por isso pode aumentar a energia, prevenindo o cansaço ou a fadiga.

10. Aliviar cólicas menstruais

A água de arroz é rica em magnésio, que ajuda a relaxar o útero e a reduzir a produção de prostaglandinas, que são substâncias inflamatórias e, assim, ajuda a aliviar as cólicas menstruais.

Leia também: 28 alimentos ricos em magnésio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-magnesio

Como fazer a água de arroz

Para preparar a água de arroz não é necessário nenhum ingrediente especial, podendo ser facilmente preparada em casa aproveitando diretamente a água da panela que foi usada para fazer o arroz.

Para isso, deve-se colocar 3 colheres (de sopa) de arroz branco para cada 2 xícaras de água, e deixar cozinhar por 20 a 30 minutos. Depois de pronto, deve-se coar a água esbranquiçada e guardar em uma jarra na geladeira por no máximo 1 semana.

Leia também: 9 benefícios do arroz, tipos e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-do-arroz

Como usar a água de arroz

A forma de usar a água de arroz varia de acordo com o benefício que se deseja, que inclui:

  • Para a diarreia: é recomendado beber 1 litro de água de arroz por dia até que a diarreia desapareça;
  • Para o cabelo: lavar com shampoo e enxaguar e, em seguida, colocar a água de arroz e massagear o couro cabeludo. Deixar atuar durante 5 minutos e enxaguar com água abundante;
  • Para a pele: lavar o rosto com a água de arroz ou utilizar durante o banho para lavar a pele, 1 vez por semana.

O ideal é usar a água de arroz com a orientação do médico ou nutricionista para aproveitar ao máximo os seus benefícios.

Leia também: Farinha de arroz: 8 benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/farinha-de-arroz

Possíveis efeitos colaterais

Até o momento, não foram identificados efeitos colaterais e, por isso, o uso da água de arroz é considerado seguro.

No entanto, é importante estar atento a sinais de alergia e irritação quando utilizada na pele, já que algumas pessoas possuem maior sensibilidade.

Além disso, quando consumida em excesso, a água de arroz pode causar prisão de ventre.

Quem não deve usar

A água de arroz não deve ser ingerida por pessoas que possuem alergia ao arroz ou que tenham algumas doença de pele, sendo importante nesse caso consultar o dermatologista antes de iniciar o uso.

Vídeos relacionados