Prolactinoma

publicidade

O prolactinoma é um tumor benigno localizado na hipófise, mais especificamente na glândula pituitária que leva a produção de prolactina, que por sua vez é responsável pela produção de leite materno durante a gravidez. Portanto a característica do prolactinoma é levar a produção de leite materno mesmo sem estar grávida, e é importante esclarecer que este tumor pode afetar tanto mulheres como homens.

Sintomas de prolactinoma

São sintomas de prolactinoma nas mulheres:

  • Produção de leite materno mesmo sem estar grávida ou ter tido um parto recentemente;
  • Menstruação irregular ou ausência de menstruação,
  • Infertilidade.

São sintomas de prolactinoma em homens:

  • Impotência, 
  • Redução do desejo sexual;
  • Raramente pode haver aumento das mamas e produção de leite.

O prolactonoma são mais frequentes nas mulheres e costumam ter um tamanho reduzido, contudo, quando ele atinge mais de 1 cm de diâmetro ele pode gerar distúrbios visuais por comprimir outras regiões do cérebro.

Seu diagnóstico pode ser feito com base na dosagem da prolactina sanguínea, mas pode ser necessário realizar uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada cerebral.

Tratamento para prolactinoma

O tratamento para prolactinoma geralmente é feito com o uso de medicamentos como bromocriptina, lisuride e cabergolina até a diminuição do tumor, mas existem casos onde o médico neurologista poderá optar pela retirada do tumor através de uma pequena cirurgia realizada através da cavidade nasal.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/09/2014 Última atualização da página: 26/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.