5 pomadas para Síndrome mão-pé-boca (como usar e opções naturais)

Atualizado em setembro 2023

Algumas pomadas para a Síndrome mão-pé-boca, como os cremes hidratantes ou a triancinolona acetonida, podem ajudar a aliviar a coceira na pele ou a dor e o desconforto das aftas ou úlceras na boca.

Essas pomadas só devem ser usadas se indicadas pelo pediatra, pois podem não ser indicadas para menores de 5 anos. Além disso, a Síndrome mão-pé-boca é uma infecção autolimitada, ou seja, os sintomas melhoram espontaneamente em cerca de 5 a 7 dias.

Além das pomadas, existem outras opções de tratamento para a Síndrome mão-pé-boca, como uso de analgésicos ou anti-inflamatórios orais para aliviar os sintomas, ou opções naturais, como bochecho com água e sal e aumento da oferta de líquidos. Veja como é feito o tratamento da Síndrome mão-pé-boca.

Imagem ilustrativa número 1

Principais pomadas

As principais pomadas que podem ser indicadas pelo pediatra para a Síndrome mão-pé-boca são:

1. Cremes hidratantes

Os hidratantes podem ser indicados pelo pediatra para a Síndrome mão-pé-boca, pois ajudam a reter e manter a umidade e acalmar a pele, e a reduzir os sintomas de coceira, irritação e vermelhidão.

Os hidratantes mais recomendados são aqueles sem perfume, neutros e que possuem maior quantidade de óleos.

Esses cremes hidratantes não devem ser usados em mucosas, como na parte interna da boca, genitais, narinas ou olhos. 

Como usar: os cremes hidratantes devem ser aplicados de preferência logo após o banho, com a pele ainda úmida, espalhando suavemente na pele. Lavar as mãos após a aplicação dos cremes hidratantes.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Óxido de zinco

A pomada de óxido de zinco pode ser usada para ajudar a proteger e a acelerar a cicatrização das lesões na pele, pois forma uma barreira protetora na pele, hidratando e reduzindo a irritação e a vermelhidão, além de ajudar a promover a cicatrização da pele.

Alguns exemplos de pomada contendo óxido de zinco são os cremes contra assaduras, como Huggies Puro e Natural, Granado Bebê Dermocalmante ou Desitin Máxima Proteção, por exemplo.

Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de óxido de zinco na pele do bebê ou da criança, de forma suave. É importante higienizar a pele do bebê, antes de aplicar a pomada.

3. Dexpantenol

A dexpantenol é um tipo de pró-vitamina B5, que tem ação cicatrizante, podendo ser indicada pelo pediatra para proteger a pele e acelerar a cicatrização, pois ajuda a regenerar as células da pele, podendo ser utilizada por bebês, crianças e também por adultos.

Esta pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Bepantol Baby, Bepantriz ou Neopantol.

Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de dexpantenol na pele limpa do bebê ou da criança, de forma delicada e de preferência após o banho.

4. Triancinolona acetonida

A pomada de triancinolona acetonida é um anti-inflamatório corticoide indicado para aftas ou feridas na boca, pois ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão e desconforto.

Essa pomada normalmente é indicada somente para adultos, mas em alguns casos o pediatra pode indicar para aliviar a dor e o desconforto das aftas causadas pela Síndrome mão-pé-boca em crianças.

Assim, é importante ressaltar que a pomada de triancinolona acetonida só deve ser usada em crianças se indicado pelo pediatra.

A triancinolona acetonida pomada pode ser encontrada como genérico ou com os nomes comerciais Omcilon A orabase, Mud oral, Oncileg-A ou Coliaft pomada.

Como usar: aplicar uma pequena quantidade, diretamente nas aftas na boca, sem esfregar, até que se forme uma película fina, de preferência à noite antes de dormir. A quantidade usada deve ser apenas a suficiente para cobrir a lesão. Veja como usar uma pomada com triancinolona acetonida para aftas.

5. Lidocaína

A pomada de lidocaína é um anestésico local que pode ser indicado para aliviar temporariamente a dor e o desconforto das úlceras na boca causadas pela Síndrome mão-pé-boca em crianças com mais de 5 anos.

No entanto, o uso de anestésicos orais normalmente é desaconselhado pela maioria dos médicos, pois não existem evidências que comprovem os seus benefícios, além de ser de difícil aplicação e poder causar intoxicação na criança. 

A pomada de lidocaína só deve ser usada se indicado pelo pediatra após a avaliação da criança. 

Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada, o suficiente para cobrir as aftas, nos casos de dor intensa, para aliviar a dor, conforme orientado pelo pediatra. Saiba como usar a lidocaína corretamente.

Opções de tratamento natural

Algumas opções de tratamento natural para aliviar os sintomas da Síndrome mão-pé-boca são:

1. Fazer gargarejo e/ou bochecho com água e sal

O gargarejo e/ou bochecho com água e sal ajuda a acalmar as aftas e feridas na boca em crianças com mais de 6 anos. 

Para preparar, deve-se misturar ½ colher (de chá) de sal em 1 copo de água morna. Fazer o bochecho e/ou o gargarejo de 2 a 3 vezes por dia, e cuspir em seguida.

2. Chupar picolé

Chupar picolé ou tomar sorvete também é uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto das aftas na boca.

Oferecer bebidas geladas à criança, como água, por exemplo, também ajuda a aliviar o desconforto das aftas.

3. Comer alimentos pastosos

Oferecer à criança alimentos pastosos e macios como iogurte, gelatina, fruta fresca amassada, vitaminas, mingaus ou purês, ajudam a manter a alimentação da criança e a evitar o desconforto ao engolir.

4. Oferecer bastante líquidos

Oferecer bastante líquido à criança, como leite materno, fórmula, água ou sucos naturais, ajudam a manter o corpo hidratado e evitar a desidratação que é uma das complicações da Síndrome mão-pé-boca.

É importante ressaltar que a amamentação não deve ser interrompida.

5. Evitar alimentos quentes, salgados ou ácidos

Evitar alimentos muito quentes, salgados, picantes ou ácidos, como sucos de frutas ácidas, refrigerantes, comidas apimentadas ou salgadinhos, por exemplo, pois podem piorar a dor e o desconforto das aftas ou a dor de garganta. Saiba o que comer para aliviar a dor de garganta.

Quando ir ao médico

Deve-se consultar o pediatra ou levar a criança ao pronto-socorro nas seguintes situações:

  • Febre que não melhora com o uso dos remédios orais indicados pelo médico;
  • Febre que dura mais de 3 dias;
  • Coceira intensa na pele;
  • Não há melhora dos sintomas após 10 dias;
  • Perda de peso;
  • Recusa em se alimentar;
  • Irritabilidade ou apatia.

Além disso, deve-se levar a criança ao pronto-socorro caso tenha sintomas de desidratação como pouca urina, boca e pele secas, choro sem lágrimas ou urina amarela e com cheiro forte, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de desidratação em bebês e crianças.