Pneumonia Bacteriana

publicidade

A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória que gera sintomas como tosse com catarro e febre, cujo agente causador mais comum é a bactéria Streptococcos pneumoniae.

Geralmente, a pneumonia bacteriana não é contagiosa, podendo ser tratada em casa com o uso de antibióticos.

A pneumonia bacteriana em bebê é frequente e surge de forma gradual, após uma gripe que demora para curar, sendo recomendado consultar um pediatra o mais rápido possível.

Sintomas da pneumonia bacteriana

Os sintomas da pneumonia bacteriana e viral são semelhantes, podendo incluir:

  • Tosse com muito catarro;
  • Febre alta, acima de 39º;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito.

O diagnóstico da pneumonia bacteriana é feito por médico clínico geral ou pneumologista através de exames, como raio-x, tomografia computadorizada do tórax e análise de sangue ou catarro.

Pneumonia bacteriana é contagiosa?

A pneumonia bacteriana não é contagiosa, pois a transmissão das bactérias causadoras da doença, geralmente, não ocorre de pessoa para pessoa.

A pneumonia bacteriana se transmite através da:

  • Entrada acidental de um grupo de bactérias vindas da boca;
  • Através da circulação sanguínea, vinda de uma infecção em outro local do corpo.

Por não ser contagiosa, o paciente com pneumonia bacteriana não necessita ficar isolado dos outros. No entanto, a melhor forma de evitar a contaminação da pneumonia bacteriana continua sendo a vacina para pneumonia.

Tratamento para pneumonia bacteriana

O tratamento para a pneumonia bacteriana pode ser feito em casa com repouso e ingestão de antibióticos, como amoxicilina, levofloxacina ou ceftriaxona, por 7 a 14 dias.

Em alguns casos pode-se complementar o tratamento com sessões diárias de fisioterapia respiratória e, nos casos mais graves, pode também ser necessário internamento hospitalar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 24/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.