Pneumonia Aspirativa

publicidade

A pneumonia aspirativa é uma infecção do pulmão causada pela entrada de líquidos contaminados, vindos da boca ou estômago, nos pulmões, estando associada principalmente a alterações da deglutição.

A pneumonia aspirativa tem cura e é mais comum em bebês, idosos, pacientes em coma ou que respiram com ajuda de respirador, produzindo sintomas como febre alta e dificuldade para respirar.

Tratamento da pneumonia aspirativa

O tratamento da pneumonia aspirativa dura cerca de 14 dias e, dependendo do estado de saúde do paciente, pode ser feito em casa com a toma de remédios antibióticos, como levofloxacina ou clindamicina.

Durante o tratamento da pneumonia aspirativa é recomendado resolver o problema que levou à aspiração de líquidos para o pulmão de maneira a evitar que a pneumonia aspirativa agrave ou que volte, depois de curada.

Sintomas da pneumonia aspirativa

Os sintomas da pneumonia aspirativa geralmente incluem:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Tosse com catarro;
  • Sensação de falta de ar;
  • Cansaço fácil.

Normalmente estes sinais e sintomas surgem até 3 dias após o indivíduo ter sofrido engasgamento com um alimento ou secreções, sendo diagnosticado por um médico pneumologista após avaliação da história clínica e de exames complementares, como raio-x do tórax e exame de sangue ou catarro.

Pneumonia aspirativa em bebê

A pneumonia aspirativa em bebê é uma das principais infecções pulmões em crianças com menos de 1 ano de idade. Geralmente ela surge quando o bebê golfa e se engasga com o vômito, porém também pode acontecer quando o bebê tem mal formações do esôfago, como atresia.

O tratamento da pneumonia aspirativa em bebê pode ser feito em casa com a toma de xaropes antibióticos, mas por vezes pode ser necessário internamento, dependendo da gravidade da doença.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 17/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.