Ovulação

publicidade

A ovulação é o nome que se dá ao momento em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez.

A ovulação ocorre durante o período fértil, no dia mais fértil, que é o meio do ciclo menstrual, em todas as mulheres saudáveis. 

Se o óvulo for penetrado por um espermatozoide, ocorre a fecundação do óvulo e isto marca o início da gravidez , mas se o óvulo não for fecundado, alguns dias depois virá a menstruação, dando início a um novo ciclo menstrual.

Como saber quando é a ovulação

A ovulação ocorre dentro do período fértil, que ocorre no 14º dia, após o início da menstruação, num ciclo de 28 dias. A ovulação gera alguns sintomas característicos que incluem:

  • Secreção vaginal transparente, viscosa e semelhante à clara de ovo, que facilita a chegada dos espermatozoides ao óvulo maduro;
  • Pequeno aumento da temperatura corporal, causada pela liberação da progesterona;
  • Aumento da libido e do apetite, também causados pela progesterona,
  • Pode haver dor pélvica, como se fosse uma cólica.

A ovulação ocorre num dia, que é o dia fértil, e o óvulo maduro sobrevive por até 24 horas. O espermatozoide pode sobreviver por até 3 dia, portanto, se houver contato íntimo desprotegido logo no início do período fértil, pode ser que o espermatozoide fecunde o óvulo logo que ele esteja maduro, dando início à gravidez.

As mulheres que tomam anticoncepcional não tem ovulação e consequentemente não podem engravidar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/08/2014 Última atualização da página: 19/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.