O que é e como identificar a Osteopenia

A osteopenia consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteosporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.

Geralmente, os minerais dos ossos, como o cálcio, vão aumentando até por volta dos 30 anos, porém, após essa idade os ossos vão se tornando cada vez, sendo recomendado aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como os presentes na lista da nossa nutricionista.

O que é e como identificar a Osteopenia

Como diagnosticar

Para saber se existe risco de desenvolver osteopenia é aconselhado fazer um exame que avalia a densidade dos ossos, conhecido como Densitometria óssea. Este exame é semelhante a um raio X e, por isso, não provoca qualquer dor ou incômodo e a única preparação necessária consiste em evitar tomar suplementos de cálcio nas 24 horas anteriores.

Os resultados deste exame podem ser:

SignificadoResultado do exame
Densidade normalSuperior a - 1
OsteopeniaEntre -1 e -2,5
OsteoporoseInferior a - 2,5

Este exame deve ser feito todos os anos por mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos, pois a osteopenia não apresenta nenhum tipo de sintoma e, dessa forma, pode evoluir facilmente para osteoporose se não for identificada e tratada.

Quem tem maior risco

A Osteopenia é mais comum em pessoas com fatores de risco como:

  • Ter uma dieta pobre em alimentos com cálcio;
  • Ser fumante;
  • Não praticar atividade física regular;
  • Ter histórico familiar de osteoporose;
  • Desenvolver menopausa precoce.

Além disso, todas as mulheres apresentam uma perda mais acentuada de cálcio dos ossos e, por isso, têm maiores chances de desenvolver osteopenia.

Como evitar a osteoporose

O tratamento para osteopenia deve ser iniciado rapidamente para evitar o desenvolvimento de osteoporose, sendo importante alterar hábitos de vida como fazer atividades física regular e ingerir alimentos ricos em cálcio. Conheça outras dicas para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose vendo esse vídeo: 

 

Além desses alimentos, também é importante ingerir mais vitamina D, pois é a substância que permite aos ossos absorver a quantidade de cálcio necessária.

Saiba mais sobre como deve ser o tratamento deste poblema e evite a osteoporose.

Mais sobre este assunto: