Orquiepididimite

publicidade

A orquiepididimite é um processo inflamatório que envolve os testículos (orquite) e o epidídimo (epididimite) - O epidídimo é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos dentro dos testiculos.

A inflamação pode ser causada por bactérias ou vírus, como no caso da caxumba que é a forma mais comum de se desenvolver a orquite ou a epididimite, mas também podem ser consequência de doenças como a gonorreia e a clamídia. Agentes bacterianos causadores de infecções urinárias como a Escherichia Coli também podem iniciar o processo inflamatório assim como  traumatismos.

Sintomas da orquiepididimite

Ocorre um aumento volumétrico doloroso de um ou ambos testículos que tem início com dor localizada que aumenta com os dias, apresentando sinais inflamatórios locais como calor e rubor (vermelhidão), podendo na evolução até descamar a pele.

Tratamento para orquiepididimite

Nos processos inflamatórios, utiliza-se medicação para aliviar os sintomas e uso de suporte escrotal recorrendo à sunga atlética para que o aumento de peso pelo edema não piore ainda mais a dor pela ação da gravidade.

Nos casos infecciosos, além do tratamento dos sintomas, é necessário tentar identificar o foco inicial da infecção e nos casos mais graves e não atendidos a tempo, há possibilidade formação de abscesso.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 30/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.