Dor nos testículos

publicidade

A dor nos testículos é um sintoma que pode afetar homens de todas as idades e que pode ser classificada como aguda ou crônica. A dor aguda geralmente é provocada por pancadas nos testículos, mas outras situações também podem provocar a dor. Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária. Já dor nos testículos e na barriga, ou nas costas, pode indicar uma hérnia inguinal.

Dor nos testículos, o que pode ser?

A dor nos testículos pode ser causada por diversos motivos, no entanto, quando se encontra associada a febre, normalmente indica um quadro de infecção no testículo.

As principais causas da dor nos testículos são:

  • Pancada no testículo;
  • Infecção no testículo, como orquite e epididimite;
  • Litíase urinária;
  • Torção do testículo;
  • Apendicite; Hérnia inguinal;
  • Recuperação de cirurgias, como vasectomia.

Quando a dor no testículo é muito forte, ou surge de maneira rápida, o indivíduo deve procurar um médico urologista para avaliar a situação, pois ele pode solicitar exames, como a ultra-sonografia, para identificar a causa da dor.

O câncer no testículo raramente provoca dor e por isso o homem deve realizar auto-exame dos testículos com alguma frequência, para avaliar se existem outros sintomas de câncer no testículo, como o inchaço, por exemplo.

Em casos de torção do testículo, a cirurgia deve ser utilizada nas primeiras 6 horas para evitar o agravamento da situação, mas geralmente o tratamento para dor nos testículos é feito com remédios anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos, podendo ser associado a repouso e elevação do testículo.

Dor crônica nos testículos

A dor crônica nos testículos é aquela que já dura há mais de 3 meses e pode ser causada por duas situações, nomeadamente, a varicocele e a hidrocele.

A varicocele é caracterizada por varizes nas veias dos testículos que provocam aumento do testículo afetado, sendo principalmente o testículo esquerdo. Normalmente, o indivíduo sente mais dor quando se encontra de pé ou a fazer exercício físico. A varicocele aparece após esforços, podendo acontecer após relação íntima e a cirurgia é o tratamento mais frequente.

Já a hidrocele se dá por um aumento lento do tamanho da região íntima por acúmulo de líquido no escroto em redor dos testículos. Este problema pode ter origem numa inflamação ou pancada, e o seu tratamento é feito com cirurgia para remoção do líquido e resolução da causa, que pode ser um canal fechado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 23/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.