O que é a tosse?

publicidade

A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar qualquer irritação pulmonar. O tipo da tosse, quantidade e cor da secreção assim como o tempo que o paciente está tossindo determinam se a tosse é de origem infecciosa como uma virose, alérgica como no caso da rinite ou consequência de uma bronquite.

A tosse pode ser ainda um sintoma de tuberculose ou mesmo câncer de pulmão.

A automedicação dificulta o diagnóstico do médico pois alivia o sintoma mais evidente, que é a tosse, e pode atrapalhar a avaliação médica podendo levar o médico a instituir um tratamento inadequado.

A tosse é o resultado da contração da musculatura do tórax, aumentando a pressão do ar sobre o pulmão. O som característico é produzido devido à passagem do ar pelas cordas vocais. O ar que sai através do reflexo da tosse, que é expelida em média a 160Km/h pode trazer secreção, que se chama de tosse produtiva, ou ser seca e dessa forma também contagiar as pessoas perto do paciente que tossiu.

Se o paciente está tossindo durante uma semana é muito provável que se trate apenas de um resfriado, quando dura 2 ou três semanas a tosse pode ser uma complicação de um resfriado mal curado e a partir de 3 semanas  é importante fazer exames mais específicos pois pode se tratar de asma, tuberculose, rinite crônica ou sinusite.

A tosse pode ser causada também por refluxo gastrointestinal e tabagismo. No período da noite é quanto o reflexo da tosse é mais intenso.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 24/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.