Nitrito positivo

publicidade

O resultado de nitrito positivo na urina surge quando existe uma infecção causada por bactérias, indicando a presença de uma infecção urinária. Isto acontece porque a maioria das bactérias é capaz de transformar os nitratos, naturalmente presentes na urina, em nitritos. Veja como tratar este tipo de infecção em: Tratamento para infecção urinária.

Porém, mesmo que o resultado seja nitrito negativo, o diagnóstico de infecção urinária não deve ser excluído, pois algumas bactérias não apresentam a mesma capacidade para transformar os nitratos em nitritos, resultando num falso negativo.

Assim, caso o resultado do exame de urina apresente nitratos positivos é comum que o médico peça outro exame, conhecido como urocultura, para confirmar o diagnóstico de infecção urinária.

Tratamento para nitrito positivo

O tratamento para nitrito positivo no exame de urina deve ser orientado por um urologista ou um clínico geral e, normalmente, é feito com o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino, durante 3, 7, 10 ou 14 dias, dependendo do remédio utilizado, da dose e da gravidade da infecção.

No entanto, quando existe apenas alterações no exame de urina, sem sintomas, o tratamento pode não ser necessário, uma vez que o organismo pode ser capaz de combater a infecção. Nestes casos, o médico irá marcar um novo exame de urina para avaliar a evolução da infecção.

Já no caso de nitrito positivo na gravidez, a mulher deve consultar o ginecologista ou o obstetra para iniciar o tratamento com o antibiótico mais indicado para a gestação, como Ceftriaxona ou Sulfametoxazol, uma vez que existe maior risco de desenvolver uma infecção nos rins.

Veja o que pode significar outras alterações no exame de urina: Exame de urina.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade