Descolamento Ovular

publicidade

O descolamento ovular ou hematoma subcoriônico, como é cientificamente chamado, é o acúmulo de sangue entre o útero e o saco gestacional no primeiro trimestre de gravidez, até às 12 semanas de gestação.

Geralmente, o descolamento ovular não provoca sintomas como sangramento vaginal e é absorvido pelo organismo da grávida, até ao 2º trimestre de gestação, acabando por desaparecer. Porém, quanto maior for o descolamento ovular, maior é o risco de abortamento espontâneo. Saiba mais em: descolamento da placenta.

Desta forma, caso o hematoma seja confirmado através de um exame de ultrassom, o médico irá orientar a grávida a tomar o Utrogestan (progesterona) e a repousar, a beber cerca de 2 litros de água por dia e a evitar ter contatos íntimos para que o hematoma não aumente e haja menos risco de abortamento espontâneo.

Sintomas do descolamento ovular

Os sintomas do descolamento ovular incluem:

  • Sangramento vaginal;
  • Dor abdominal;
  • Cólicas abdominais.

Na maior parte dos casos de descolamento ovular, as mulheres não têm sangramento e não apresentam sintomas, e, por isso, o descolamento ovular só é descoberto no exame de ultrassom do primeiro trimestre de gravidez.

Tratamento para descolamento ovular

O tratamento para descolamento ovular inclui ir imediatamente ao hospital para a grávida ser avaliada pelo médico obstetra ou ginecologista e realizar um ultrassom para que o médico possa fazer o diagnóstico e ver o tamanho e localização do hematoma.

Geralmente, o descolamento ovular diminui e acaba desaparecendo com repouso absoluto, ingestão de 2 litros de água por dia, restrição de contacto íntimo e a ingestão de Utrogestan, que é um remédio que contém progesterona.

Durante o tratamento, o médico poderá realizar exames de ultrassom a cada semana para verificar se o descolamento aumentou, já diminuiu ou desapareceu.

Causas do descolamento ovular

As causas do descolamento ovular na gravidez ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que não há nenhum comportamento da mulher que o possa provocar ou evitar.

Saiba o que fazer em caso de suspeita de descolamento ovular em: O que fazer em caso de descolamento ovular.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade