Como saber se estou grávida: sintomas e testes

Atualizado em janeiro 2023

Para saber se está grávida é preciso ter atenção a sinais e sintomas que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez, como atraso da menstruação, desconforto abdominal, corrimento rosado, enjoos, aumento da vontade para urinar e sensibilidade nas mamas, por exemplo.

Em seguida, é importante que sejam feitos testes que ajudem a confirmar a gestação. Inicialmente, pode-se fazer o teste de farmácia, que pode ser feito 7 dias após a relação desprotegida ou após o primeiro dia de atraso da menstruação. No entanto, a confirmação costuma ser feita através de exame de sangue, que indica a quantidade de hormônio beta-hCG circulante no corpo, o que permite que o médico identifique a semana de gestação.

Após a confirmação da gravidez, é importante que o sejam seguidas as orientações do ginecologista e/ ou obstetra para garantir que a gravidez aconteça de forma saudável para a mulher e para garantir o desenvolvimento do bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Inicialmente é possível suspeitar da gravidez através de alguns sinais e sintomas, como:

  • Atraso da menstruação;
  • Enjoos e vômitos pela manhã;
  • Aumento da vontade para urinar;
  • Cansaço e muito sono durante o dia;
  • Aumento de sensibilidade nas mamas;
  • Pequeno corrimento rosado;
  • Leve desconforto abdominal, semelhante à cólica.

Confira uma lista dos 18 primeiros sintomas de gravidez.

Teste online de gravidez

Faça o teste a seguir e saiba suas chances de estar grávida:

É possível estar grávida mesmo sem sintomas?

Em muitos casos a mulher pode demorar até 2 ou 3 meses para identificar algum sintoma de gravidez. Isso porque muitos dos sinais podem ser difíceis de identificar e sua intensidade pode variar de acordo com cada mulher.

Além disso, e embora seja mais raro, também existem mulheres que podem não apresentar qualquer sintoma durante toda a gravidez, descobrindo que estão grávidas apenas no momento do parto. Saiba mais sobre a gravidez sem sintomas e quais os riscos.

Como confirmar a gravidez

Inicialmente, é possível confirmar a gravidez através de exames que podem ser realizados após o atraso na menstruação, como o teste de urina e o teste de sangue:

  • Teste de urina: pode ser comprado na farmácia e a mulher pode fazê-lo em casa com a primeira urina da manhã. Se der negativo e a menstruação continuar atrasada, deve-se repetir o teste, 5 dias depois. Se, mesmo assim o segundo teste de gravidez der negativo e a menstruação continuar atrasada, recomenda-se marcar uma consulta com um ginecologista para investigar a situação. No entanto, caso o teste der positivo deve procurar fazer um exame de sangue, para confirmar a gravidez.
  • Teste de sangue: este teste é feito num laboratório e deteta a quantidade do hormônio HCG no sangue, que é libertado pela placenta no inicio da gestação.

Assim, a partir dos resultados do teste, é possível confirmar a gravidez e iniciar o pré-natal de acordo com as orientações do médico. Veja como é feito o pré-natal.

É possível estar grávida mesmo quando o teste é negativo?

Os testes de gravidez atuais são bastante sensíveis e, por isso, o resultado normalmente é bastante confiável, desde que o teste seja feito no momento adequado. No entanto, como algumas mulheres podem produzir poucos hormônios no início da gestação, o resultado pode dar falso negativo, especialmente no caso do teste de urina. Dessa forma, quando o resultado é negativo é recomendado voltar a repetir o teste entre 5 a 7 dias depois do primeiro.

Saiba mais sobre quando pode acontecer um resultado de gravidez falso negativo.

Quem tem maior risco de engravidar

Quando a mulher tem um ciclo menstrual regular, com aproximadamente 28 dias, tem maior chance de engravidar quando está no período fértil, que corresponde, normalmente aos 2 dias anteriores e posteriores à ovulação e, que normalmente, acontece por volta do 14º dia, a partir do primeiro dia de menstruação. Use a nossa calculadora para saber seu período fértil.

Já as mulheres que têm um ciclo irregular, que pode ser mais curto ou mais longo, não conseguem calcular com tanta precisão o período fértil e, por isso, o risco de engravidar é maior ao longo de todo o ciclo.

Embora, exista maior risco de engravidar nos dias próximos ao dia da ovulação, a mulher também pode engravidar se tiver tido uma relação desprotegido até 7 dias antes da ovulação, pois, os espermatozoides conseguem viver no interior da vagina da mulher entre 5 a 7 dias, podendo fecundar o óvulo quando é liberado.