Para que serve a Marapuama

A Marapuama é uma planta medicinal, popularmente conhecida como liriosma ou pau-homem, e pode ser utilizada para melhorar a circulação sanguínea e combater a celulite.

O nome científico da Marapuama é Ptychopetalum uncinatum A., e pode ser encontrada na forma de folhas frescas ou na forma de cascas picadas e secas, que pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve a marapuama

A Marapuama serve para melhorar a circulação sanguínea, tratar a anemia e disfunções sexuais, aumentar a libido, combater o estresse e fadiga, melhorar a memória e para parar a diarreia.

Além disso, também pode ser usada para tratar a impotência sexual, disfunções intestinais, beribéri, depressão, fraqueza, gripe, vermes, queda de cabelo, reumatismo, perda da memória, inchaço e celulite. Veja como pode preparar outro remédio caseiro e natural para ajudar a tratar a impotência em Remédio caseiro para impotência sexual.

Cascas picadas e secas de MarapuamaCascas picadas e secas de Marapuama

Propriedades da marapuama

A Marapuama apresenta propriedades anti-estresse, tônica, anti-reumática, afrodisíaca e antidiarreica.

Modo de uso da marapuama

A Marapuama pode ser encontrada na forma de cascas picadas e secas ou na forma fresca, e pode ser usada para preparar chá ou compressas para aplicar nas regiões afetadas pela má circulação.

O chá de Marapuama usando cascas picadas e secas da planta pode ser preparado do seguinte modo:

  • Ingredientes: 2 colheres de sopa de cascas picadas e secas;
  • Modo de preparo: numa panela adicionar as cascas e 1 litro de água, e deixar ferver durante 20 minutos. Tapar, deixar repousar e coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais da marapuama

Os efeitos colaterais da Marapuama podem incluir tremor nas mãos, palpitações e ejaculação precoce.

Contraindicações da marapuama

A Marapuama está contraindicada para grávidas, mulheres que amamentam e para pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos.

Além disso, a Marapuama está também contraindicada para pacientes que possam fazem alergia a algum dos componentes da planta.

Mais sobre este assunto: