Lúpus tem cura?

PUBLICIDADE

O lúpus é uma doença inflamatória crônica que não tem cura, mas pode ser controlada com uso de remédios e aplicação de protetor solar diário por exemplo, ajudando a controlar as crises da doença.

Todos os pacientes com lúpus precisam de acompanhamento médico, porém a doença não está sempre presente, permitindo manter as atividades do dia-a-dia, como trabalhar, cozinhar ou passear, por exemplo.

Os principais sintomas que surgem nesta doença incluem manchas vermelhas na pele, principalmente nas regiões expostas à luz como rosto, orelhas ou braços, queda de cabelo, febre baixa, perda de apetite, dor e inchaço das articulações e mau funcionamento dos rins, por exemplo. Veja a lista completa dos sintomas de lúpus e veja se tem esta doença.

Sintomas de Lúpus
Sintomas de Lúpus

Como tratar o Lúpus

Embora, o lúpus não tenha cura, a doença pode ser controlada com o uso de remédios indicados pelo médico e tomando algumas medidas que têm de ser mantidas ao longo da vida para evitar o reaparecimento dos sintomas.

Tratamento durante as crises de Lúpus

Quando surgem crises de lúpus e aparecem sintomas, o tratamento é feito para controlar os sintomas, sendo que o tratamento inclui:

  • Uso de corticoides, como cortisona;
  • Antimaláricos;
  • Imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida e micofenolato de mofetil.

Os remédios e sua dose devem ser indicados pelo médico e o tratamento deve ser mantido mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Recomendações mantidas ao longo da vida

Ao longo de toda a vida, deve-se manter estas medidas, tendo especial cuidado quando ocorrem crises da doença. Assim, é necessário:

  • Evitar expor-se ao sol todo o ano ou fazer bronzeamento artificial;
  • Usar protetor solar que deve ser aplicado todos os dias nos locais expostos ao sol no mínimo 50 FPS; Além disso, deve-se por várias vezes ao dia para assegurar o seu efeito.
  • Manter atividade física regularmente;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas;
  • Evitar fumar;
  • Não tomar anticoncepcional ou vacinas com vírus vivo, sem indicação do médico.

Para controlar a doença é fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vitamina A, B12, antioxidantes e omega 3 como peixes e frutas, por exemplo e deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, pois contribuem para o aumento dos triglicerídeos, colesterol e glicemia, podendo provocar aumento de peso e diabetes, provocando descontrolo da doença.

Além disso, quando o lúpus provoca feridas e manchas no corpo a pele fica mais sensível a queimaduras e lesões provocadas pele sol e raios UV, o que aumenta as chances de câncer de pele. Veja como pode se proteger do câncer da pele em Lúpus aumenta o risco de câncer de pele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE