O que fazer em caso de Insolação

PUBLICIDADE

Em caso de insolação, o que se deve fazer é levar a vítima para um local bem ventilado e com sombra, oferecer água e sucos em abundância, tomar banho com água um pouco fria, mas não gelada, e aplicar toalhas ou compressas molhadas sobre o corpo, para ajudar a baixar a temperatura.

Além disso, deve-se passar hidratante em todo o corpo, fazer uma alimentação de fácil digestão e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois elas aumentam a desidratação do corpo.

PUBLICIDADE

A insolação é o aumento descontrolado da temperatura do corpo devido à exposição prolongada a um ambiente quente e seco, causando desidratação e sintomas como febre, vermelhidão na pele, vômitos e diarreia.

O que fazer em caso de Insolação
O que fazer em caso de Insolação

Primeiros socorros para insolação

Os primeiros socorros para insolação devem ser feitos para reduzir os efeitos da exposição exagerada ao sol, sendo eles:

  • Levar a vítima para um local arejado e com sombra, se possível com ventilador ou ar condicionado;
  • Colocar a vítima deitada ou sentada;
  • Aplicar compressas frias sobre o corpo, mas evitar o uso de água gelada;
  • Oferecer líquidos para a vítima beber em abundância, evitando bebidas alcoólicas, café e refrigerantes tipo cola;
  • Vigiar o estado de consciência da vítima, perguntando seu nome, idade, dia atual da semana, por exemplo.

No caso de a vítima apresentar vômitos intensos ou perder a consciência, deve-se deixá-la sentada ou deitá-la virada para o lado esquerdo para evitar que se engasgue, e chamar uma ambulância ou levá-la para o hospital.

Como evitar uma insolação

A melhor forma de evitar uma insolação é evitar locais muito quentes e não ficar exposto ao sol, especialmente se não estiver com óculos de sol, chapéu, boné e protetor solar em todo o corpo.

É importante lembrar que crianças e idosos são mais sensíveis ao calor e têm mais chances de ter insolação e desidratação, precisando de cuidados redobrados.

Diferença entre insolação e intermação

A intermação é semelhante à insolação, mas apresenta sintomas mais graves de temperatura elevada do corpo, podendo levar à morte. Na intermação, a temperatura do corpo fica acima de 40ºC e a vítima apresenta respiração fraca, devendo ser levada para o hospital para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Veja quais os principais perigos da insolação em Insolação pode causar queimaduras graves.

Veja quais os sintomas da insolação para identificar rapidamente este problema.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE