Impingem

publicidade

A Tinha corporis, conhecida popularmente como 'Impingem', é doença de pele causada por fungos, que provoca pequenas vesículas de líquido claro, que depois secam e ficam amareladas ou avermelhadas, desprendendo da pele.

A impingem pode surgir em qualquer área do corpo, como o tronco, a virilha, o rosto e os braços. O tratamento consiste no uso de cremes e pomadas antifúngicas.

A impingem uma doença contagiosa, principalmente se o indivíduo entrar em contato com a lesão de uma pessoa contaminada ou com objetos que tiveram perto, como toalhas, roupas ou lençóis.

Tratamento para impingem

O tratamento para impingem é prescrito por um dermatologista, e pode ser feito com o uso de pomadas ou cremes para impingem, nos casos mais leves, ou com a ingestão de remédios antifúngicos orais por até 30 dias. Alguns exemplos de remédios para tratar a impingem são o Cetoconazol ou o Fluconazol.

Durante o tratamento, o paciente deve manter boa higiene pessoal e evitar coçar as feridas, pois pode aumentar o risco de transmissão da doença.

Fotos de Impingem

Fontes: Centers for Disease Control and Prevention; Medicina interna de Harrison, 2013.

Sintomas de Impingem

Os sintomas de impinge podem ser:

  • Coceira na pele afetada;
  • Manchas avermelhadas com bordas que aumentam;
  • Pele com escamação;
  • Pequenas bolhas na pele.

Quando o indivíduo apresentar estes sintomas, deve se consultar com um dermatologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.